Conheça as doenças mais contagiosas e entenda como elas se espalham
Algumas infecções atingem dezenas ou até centenas de pessoas a partir de um único paciente
• Atualizado
Quando a pandemia da COVID-19 começou, muitas pessoas recorreram ao filme Contágio (2011) em busca de respostas. O suspense, não apenas entretinha, mas também ensinava sobre como doenças se espalham e como podemos nos proteger.
Leia Mais
Uma das cenas mais marcantes mostra a personagem de Kate Winslet explicando que vírus e bactérias podem ser transmitidos por objetos do dia a dia, como maçanetas, teclados e talheres, conhecidos como fômites. Além disso, ela explica o conceito de R0 (ou R-nought), que indica quantas pessoas, em média, podem ser infectadas por uma pessoa doente. Quando o R0 é maior que 1, a doença se espalha rapidamente; se for menor que 1, tende a desaparecer.
Doenças mais contagiosas
O sarampo é o campeão de contágio, com R0 entre 12 e 18. Isso significa que, em dois ciclos de transmissão, um único paciente pode infectar até 342 pessoas. O vírus se espalha pelo ar, por partículas liberadas ao tossir ou espirrar, e não exige contato direto. Uma pessoa não vacinada pode contrair a doença apenas entrando em uma sala onde alguém infectado esteve duas horas antes.
Outras infecções com alto R0 incluem:
- Coqueluche (12 a 17)
- Varicela (10 a 12)
- COVID-19 (8 a 12, dependendo do subtipo)
Mesmo quando a maioria dos pacientes se recupera, essas doenças podem causar complicações graves, como pneumonia, convulsões, meningite, cegueira e, em alguns casos, morte.
Menor propagação, mas alto risco
Uma taxa de contágio mais baixa não significa que a doença seja menos perigosa. A tuberculose (R0 entre menos de 1 e 4) se espalha pelo ar, mas geralmente exige contato próximo prolongado. A doença requer tratamento longo com quatro antibióticos por pelo menos seis meses, e casos resistentes a medicamentos estão aumentando.
O Ebola, embora altamente letal, precisa de contato direto com fluidos corporais para se espalhar (R0 entre 1,5 e 2,5). Outras doenças com R0 abaixo de 1 incluem MERS, gripe aviária e lepra. Apesar de menos contagiosas, essas infecções podem apresentar complicações graves.
Como prevenir?
A vacinação é fundamental para impedir a propagação dessas doenças, protegendo não apenas o indivíduo, mas também aqueles que não podem ser imunizados, como bebês, gestantes e pessoas com imunidade enfraquecida.
Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO