Com aumento de 927% de casos, Florianópolis está em surto de Hepatite A
Até agora, houve 113 casos confirmados de Hepatite A, enquanto em 2022 foram registrados 11 casos
• Atualizado
A Prefeitura de Florianópolis informou que há um surto de Hepatite A no município. Até agora, houve 113 casos confirmados em residentes da Capital, enquanto em 2022 foram registrados 11 casos, o que representa um aumento de 927%.
Nos casos registrados atualmente em Florianópolis, a Vigilância Epidemiológica informou que o principal meio de transmissão é o contato sexual entre homens que fazem sexo com homens.
Leia Mais
Os homens que fazem sexo com homens (HSH) são o grupo que apresenta maior vulnerabilidade à Hepatite A, principalmente se praticam sexo oral-anal ou sexo anal sem preservativo. No entanto, o executivo afirma que é preciso evitar discursos que culpabilizam ou discriminam os HSH por sua orientação sexual ou suas práticas sexuais, pois isso pode gerar sofrimento psicológico, exclusão social e barreiras para o acesso aos serviços de saúde.
A principal ação da Secretaria Municipal de Saúde é conscientizar a população em risco para a necessidade de adoção de práticas sexuais seguras. Alternativamente, a pasta busca contemplar esta população na vacinação contra Hepatite A. Neste momento, aguarda liberação pelo Ministério da Saúde.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO