Saúde Compartilhar
DESCUBRA

‘Cocô fantasma’: como as fezes desaparecem sem deixar rastros?

Veja a explicação de uma gastroenterologista

• Atualizado

Redação

Por Redação

A situação foi batizada como “cocô fantasma”, por internautas. – Foto: Canva/Reprodução
A situação foi batizada como “cocô fantasma”, por internautas. – Foto: Canva/Reprodução

Quem nunca usou o banheiro e, ao olhar dentro do vaso sanitário, perceber que não deixou rastros? A situação foi batizada como “cocô fantasma”, por internautas. Mas como isso é possível? Veja a explicação de uma gastroenterologista.

A gastroenterologista Daniela Carvalho, explica que “cocô fantasma” é um termo usado para descrever fezes que afundam e desaparecem.

“São fezes alongadas e finas, semelhantes a uma salsicha, com textura lisa e macia, e peso suficiente para afundar no vaso”, diz Daniela.

Já a nutricionista Carla de Castro, comenta que, quando as fezes afundam, significa que houve uma boa absorção de nutrientes e água pelo intestino.

Porém, não necessariamente indica uma digestão perfeita. Para confirmar isso, seria necessário avaliar também a frequência de idas ao banheiro – sendo o ideal de três vezes ao dia a três vezes por semana.

“As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino e ajudam na formação de fezes mais densas. A recomendação para adultos é consumir entre 25 e 30 gramas de fibras por dia, conforme indicado pela OMS [Organização Mundial da Saúde]”, ensina a nutricionais.

Fezes que flutuam indicam algum problema de saúde?

A gastroenterologista esclarece que não é uma regra, mas fezes flutuantes podem indicar problemas de saúde.

“Fezes que boiam podem indicar distúrbios pancreáticos e síndrome do intestino irritável, embora nem sempre sejam motivo de preocupação”, afirma Daniela Carvalho.

“Embora nem todo mundo que tenha fezes flutuantes apresente esses problemas, o sintoma deve ser relatado ao médico para uma investigação mais cuidadosa”, acrescenta a médica.

A própria alimentação influencia no assunto, afirma a nutricionista. “Alimentos que fermentam, como feijão e repolho, além de refrigerantes e bebidas açucaradas, aumentam a produção de gases e deixam as fezes mais flutuantes”, finaliza Carla de Castro.

*As informações são do Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.