Cidade do Oeste de SC confirma primeira morte por Influenza em 2025
Paciente não tinha comorbidades e caso acende alerta para baixa vacinação no município
• Atualizado
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou a primeira morte por Influenza registrada no município em 2025. O caso, ocorrido no domingo (29), envolve um homem de 57 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o paciente não apresentava nenhuma comorbidade.
A situação liga o sinal de alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Influenza no município. Até o momento, apenas 40% do público-alvo recebeu a dose da vacina, bem abaixo da meta recomendada de pelo menos 85%. A vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde e é considerada essencial para prevenir casos graves e mortes, principalmente entre os grupos prioritários: idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.
Além da confirmação da morte, a rede de saúde enfrenta um cenário preocupante. A UTI do Hospital Regional está com lotação máxima e o pronto-socorro também apresenta grande volume de atendimentos por síndromes gripais. O mesmo tem sido registrado nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA 24 horas.
Diante do aumento de casos respiratórios, a Vigilância Epidemiológica orienta a população a reforçar medidas de prevenção, como o uso de máscaras em caso de sintomas, evitar ambientes fechados e aglomerações, manter a higiene frequente das mãos e seguir a etiqueta da tosse.
Sintomas da Influenza
- Febre alta
- Calafrios
- Tosse, que pode ser seca ou com expectoração
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Cansaço
- Dor muscular
- Coriza
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO