Chapecó recebe prêmio nacional por estratégias de vacinação
As iniciativas resultaram em um aumento de 46% na cobertura vacinal de 2022 em comparação ao ano anterior
• Atualizado
As iniciativas Vacimóvel e Corujão da Vacinação, da Secretaria de Saúde de Chapecó, foram reconhecidas com o prêmio de melhor ação de vacinação da região Sul, durante a II Oficina Nacional do ImunizaSUS encerrada nesta quarta-feira (20), em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, destacou o município entre 350 trabalhos classificados para a etapa nacional.
De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, as ações já haviam sido premiadas na fase estadual e agora conquistaram destaque nacional. Ele explicou que os projetos foram implementados durante a gestão do prefeito João Rodrigues para ampliar o acesso às vacinas.
“O Vacimóvel, um micro-ônibus adaptado, permitiu levar vacinação para os parques, locais de difícil acesso e mais distantes dos postos de saúde e eventos públicos em horários alternativos. O Corujão da Vacinação foi criado para que as pessoas que não podiam ir buscar a vacina em horário comercial, abrindo as unidades de saúde no período noturno em datas específicas”, destacou Lenz.
A apresentação dos resultados ocorreu em Brasília, conduzida pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Lilian Galão. Durante o evento, ela demonstrou o impacto positivo das iniciativas, que resultaram em um aumento de 46% na cobertura vacinal de 2022 em comparação ao ano anterior.
“Esse prêmio não é somente um título para o município de Chapecó, mas representa o fortalecimento do vínculo de nossa comunidade e a valorização do esforço de nossos profissionais”, afirmou Lilian ao receber o prêmio.
O projeto contou ainda com a participação de Jader Danelli, ex-secretário de Saúde, Rodrigo Momoli, gerente de Vigilância em Saúde, e as servidoras Paola Sabino, Paula Senna da Silva e Estéfani Galli da Silva. O prêmio reflete o compromisso da gestão com a saúde pública e o fortalecimento do vínculo com a comunidade.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO