Chapecó passa a fornecer canetas injetáveis para tratamento da obesidade grave
O medicamento será utilizado no tratamento pré-cirurgia bariátrica
• Atualizado
Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, deu mais um passo importante na área da saúde e bem estar dos moradores, com o fornecimento da Liraglutida, um medicamento aplicado por caneta injetável, para auxiliar no tratamento de pacientes com obesidade grave que estão em fase pré-cirurgia bariátrica.
A medida, considerada inovadora, foi oficializada por portaria municipal e segue critérios técnicos definidos em protocolo da Secretaria de Saúde. O prefeito João Rodrigues (PSD) destacou que o objetivo é agilizar o processo de emagrecimento dos pacientes que aguardam a cirurgia.
“Nós criamos o programa Vida Plena e agora, com o medicamento, vamos acelerar o processo de quem está no tratamento pré-cirurgia. É mais uma ação de cuidado com as pessoas”, afirmou.
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, o uso da Liraglutida será disponibilizado a pacientes que participam do Programa Vida Plena, voltado ao tratamento da obesidade grave, e que tenham apresentado falha terapêutica após acompanhamento clínico multidisciplinar, com indicação para cirurgia bariátrica.
O fornecimento da Liraglutida depende de avaliação do cirurgião bariátrico, prescrição médica pelo Setor de Alimentação e Nutrição Municipal, além do acompanhamento contínuo por equipe multiprofissional. O paciente também deve seguir o plano alimentar e participar das atividades propostas pelo programa.
A obesidade é reconhecida como uma doença crônica e multifatorial, relacionada a diversas comorbidades e à redução da qualidade de vida. Segundo a Secretaria de Saúde, o uso da Liraglutida pode ajudar na perda de peso antes da cirurgia, facilitando o alcance da meta estabelecida pelo médico e reduzindo o risco de complicações operatórias.
Leia Mais
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO