Casos de câncer devem aumentar em 77%; entenda motivos
O número de diagnóstico da doença pode chegar a 35 milhões por ano
• Atualizado
O número de casos de câncer no mundo deve subir 77% até 2050, chegando a 35 milhões de diagnósticos por ano. O crescimento populacional, o envelhecimento e o aumento da exposição a fatores de risco, como tabagismo, álcool, obesidade e poluição do ar, são apontados como as principais razões para essa alta, segundo estimativas do Observatório Mundial do Câncer da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
Leia Mais
Doença avança mais rápido em países com menor IDH
Embora os países de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) registrem o maior número de novos casos, o crescimento proporcional será mais intenso em regiões com médio e baixo IDH, onde o aumento na incidência pode chegar a 142%.
Além disso, a mortalidade pela doença pode dobrar nesses locais devido à falta de acesso a tratamento e diagnóstico precoce.
“O impacto desse aumento não será sentido igualmente em todos os países devido aos diferentes níveis de IDH. Aqueles com menos recursos para administrar a carga de câncer serão os mais afetados”, afirma Freddie Bray, chefe da Seção de Vigilância do Câncer da IARC.
A desigualdade no acesso aos tratamentos é um dos maiores desafios. “Apesar dos avanços na detecção precoce do câncer, no tratamento e na assistência, há disparidades significativas nos resultados”, explica Cary Adams, diretor da Union for International Cancer Control (UICC).
Ele reforça que combater essa diferença “não é apenas uma questão de recursos, mas de vontade política”.
Quais são os tipos de câncer mais comuns?
Em 2022, dez tipos de câncer foram responsáveis por dois terços dos casos e mortes no mundo. O de pulmão liderou o ranking, com 2,5 milhões de novos casos, seguido pelo de mama, 2,3 milhões e pelo câncer colorretal, 1,9 milhão.
O câncer de pulmão também foi o mais letal, causando 1,8 milhão de mortes, enquanto o colorretal e o de fígado registraram 900 mil e 760 mil óbitos, respectivamente.
O cenário varia conforme o sexo:
- Mulheres: o câncer de mama foi o mais diagnosticado e o que mais causou mortes em 157 países.
- Homens: o câncer de pulmão foi o mais frequente e o que mais matou.
Com 661 mil novos casos e 348 mil mortes em 2022, o câncer do colo do útero ainda é um dos mais comuns em mulheres de países da África Subsaariana.
No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, a ampliação de campanhas de vacinação e rastreamento pode eliminar essa doença como um problema de saúde pública no futuro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO