Cardiologistas nacionais e internacionais discutem novas técnicas em SC
A Jornada marca o protagonismo de Santa Catarina na área de cirurgia cardíaca
• Atualizado
Cardiologistas e cirurgiões brasileiros e alemães se reunirão em Santa Catarina para discutir novas técnicas em cardiopatia, no programa Jornada Brasil-Alemanha em Cardiopatias Cirúrgicas – Indicações Clínicas e Abordagens Minimamente Invasivas.
O evento deve reunir profissionais da área e nomes de referência mundial em duas cidades de Santa Catarina. Entre os dias 17 e 18 em Itajaí e do dia 20 ao 22 em Florianópolis.
A Jornada é uma idealização do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital SOS Cárdio, em parceria com a Universidade de Jena, da Alemanha.
Transmissões ao vivo
A proposta vai oferecer debates, discussões e até mesmo cirurgias que serão transmitidas ao vivo, apresentando abordagens minimamente invasivas. Além disso, os participantes receberão materiais exclusivos em um grupo de WhatsApp.
Com convidados nacionais e internacionais, o evento traz o professor Torsten Doenst, da Universidade de Jena, na Alemanha. Um dos grandes nomes da cirurgia cardíaca minimamente invasiva e presidente da Sociedade Alemã de Cirurgia Cardiotorácica.
Além também do especialista em revascularização coronária sem circulação extracorpórea, o Dr. Hristo Kirov, e do cirurgião brasileiro em formação na Alemanha e atuante na disseminação das técnicas minimamente invasivas na América Latina, o Dr. Tulio Caldonazo.
Programação
A Jornada conta com o preparo do paciente até as diferentes técnicas de acesso para válvulas mitral, tricúspide e aórtica, além da cirurgia coronariana multivascular minimamente invasiva.
Durante a programação também serão discutidas as indicações clínicas entre cirurgia e terapias transcateter ou stent, possibilitando um diálogo entre cardiologia clínica e cirurgia cardiovascular.
Protagonismo catarinense
A Jornada marca não só o processo de apoio entre Brasil e Alemanha, mas também o protagonismo de Santa Catarina na área de cirurgia cardíaca.
Vale lembrar que o Hospital SOS Cárdio foi o primeiro a realizar uma cirurgia cardíaca robótica na região da Grande Florianópolis.
Para o Dr. Sérgio Lima de Almeida, cirurgião cardiovascular do Hospital SOS Cárdio e um dos organizadores do evento, a parceria internacional será um marco para a área no Brasil.
“Trazer esse intercâmbio com uma das principais universidades europeias é um marco para a cardiologia brasileira. O aprendizado conjunto fortalece a formação dos nossos profissionais e amplia o acesso dos pacientes a tratamentos menos invasivos e com recuperação mais rápida”, disse.
E completou falando sobre sobre a realidade da Grande Florianópolis. “Hoje o Estado e a Grande Florianópolis contam com o que há de mais avançado em cirurgia cardiovascular. Essa é justamente a ideia por trás de iniciativas como essa: promover intercâmbios que consolidem o conhecimento e a tecnologia aqui. O paciente não precisa mais se deslocar para grandes centros — nós já temos esse nível de excelência em Santa Catarina”, finalizou.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO