Calvície: especialista explica o que é e o que causa a alopecia areata
Entenda o que é a doença conhecida como calvície.
• Atualizado
Popularmente chamada de calvície, a alopecia areata é uma doença autoimune conhecida pela população pela perda de cabelo excessiva. O mês de setembro é mês de conscientização da doença.
Estima-se que 1% de toda a população brasileira tenha os sintomas em algum momento da sua vida, explica a terapeuta capilar Daiane Cardoso.
Segundo a especialista em disfunções e patologias de doenças no couro cabeludo, uns dos principais motivos que desencadeia ou agrava alopecia estão ligados a crises emocionais, traumas físicos, quadros infecciosos e genéticos.
A calvície não é a perda de cabelo, a terapeuta detalha que a doença, na verdade causa um afinamento dos fios progressivos. “O que chamamos de minimação folicular”, explica.
A doença normalmente vista em homens, na parte frontal da cabeça e na coroa. Nas mulheres, o afinamento dos fios é visto na parte central do couro cabeludo e na frente.
O diagnóstico pode parecer um ultimato para uma vida sem cabelo, mas a terapeuta tranquiliza: “fique tranquilo, o cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja uma perca total, isso ocorre porque a doença não destrói os folículos que são a nascente dos fios, apenas os mantém inativos pela inflamação”.
Caso tenha algum dos sintomas, é necessário procurar um profissional qualificado, que pode ser um terapeuta capilar, dermatologista, médicos com especializações na área.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO