Blumenau terá mutirão de inserção de DIU neste sábado
Este ano, já são 253 inserções de DIU. Veja como se inscrever
• Atualizado
Neste sábado (21), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), serviço oferecido pela Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), realiza um mutirão de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). As 38 pacientes que serão atendidas foram agendadas previamente por meio do Sistema de Regulação (SisReg). Em 2022, o Caism realizou a colocação de 418 dispositivos. Este ano, já são 253 inserções de DIU.
DIU
O Dispositivo Intrauterino de cobre é um método contraceptivo não hormonal, indicado para a maioria das mulheres, pois é de fácil colocação em consultório médico, e pode ser utilizado por até 10 anos.
A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, destaca importância da ação, já que este método contraceptivo evita uma série de riscos à saúde da mulher se comparado a outras formas de contracepção. “A iniciativa permite o acesso das mulheres a um método contraceptivo seguro e de longa duração.”
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, comenta o atendimento realizado pelo Caism. “Nossa equipe multidisciplinar faz todo o acompanhamento das mulheres após a inserção do DIU por cerca de 30 a 45 dias. O objetivo é garantir que a paciente esteja bem e o contraceptivo na posição correta. Após esse período, o acompanhamento deve ser realizado de forma regular, de seis meses a um ano.”
Como aderir ao método contraceptivo
As mulheres que tiverem interesse em aderir a este método contraceptivo podem buscar por sua unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) de referência. As primeiras orientações serão repassadas pela equipe da Atenção Básica, que encaminhará a paciente ao serviço da Atenção Especializada no Caism.
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher fica anexo ao AGF Heinz Schrader, na rua República Argentina, 2.077. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Por telefone, o contato é o (47) 3381-7821.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO