Blumenau registra cerca de 21% de faltas em consultas e exames agendados
A Prefeitura de Blumenau divulgou que são registradas, em média, 21% de faltas em consultas e exames agendados nas unidades públicas de saúde
• Atualizado
A Prefeitura de Blumenau divulgou nesta quarta-feira (26), que o município registra, em média, 21% de faltas em consultas e exames agendados nas unidades públicas de saúde. As ausências ocorrem sem qualquer comunicação prévia dos pacientes para que a equipe possa fazer a substituição do paciente.
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), no ano de 2022, dos mais de 600 mil agendamentos, cerca de 76 mil pessoas faltaram às marcações. Já no primeiro quadrimestre deste ano, dos mais de 220 mil procedimentos agendados, em quase 21 mil houve faltas. Os valores incluem ausências tanto na atenção básica, quanto na especializada.
Faltas em consultas e exames agendados
Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam o absenteísmo como um problema no contexto da assistência à saúde pública, em virtude do grande número de usuários que aguardam atendimento. As faltas também interferem na área econômica, pois acarretam prejuízo à gestão do sistema, contribuindo para o crescimento das filas de espera.
Ainda de acordo com os dados do MS, o absenteísmo no Sistema Único de Saúde (SUS) se apresenta como uma barreira na extensão da cobertura e do acesso dos usuários aos serviços de saúde pública, dificultando as melhorias de atenção assistencial disponibilizadas aos moradores. O não comparecimento às consultas, exames, procedimentos e terapias agendadas em ambulatórios do SUS tem comprometido o atendimento dispensado à população.
Segundo o secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, as faltas sem justificativa preocupam. “Além de prejudicar outras pessoas que estão na fila de espera, os pacientes faltantes, que não justificam a ausência com, pelo menos, 24h de antecedência, comprometem o trabalho da equipe. Por isso, reforço o pedido aos moradores que não puderem comparecer aos procedimentos agendados, que façam a comunicação em tempo hábil para que os servidores do setor de regulação possam disponibilizar a vaga para outra pessoa, que aguarda pela mesma consulta ou exame. Só assim poderemos otimizar a oferta aos moradores”, finaliza Lanzarin.
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