Blumenau inicia Censo Pet para mapear população de animais domésticos
Primeiras visitas já cadastraram 158 famílias em 16 bairros
• Atualizado
A cidade de Blumenau deu início ao Censo Pet, uma iniciativa inédita que tem como objetivo levantar dados detalhados sobre a população de animais domésticos no município. A ação é realizada em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Promoção da Saúde (Semus), com o apoio das agentes comunitárias de saúde.
Leia Mais
Durante as visitas de rotina às residências, as profissionais passaram a coletar informações como o número de animais por casa, se estão castrados, vacinados e outras condições relevantes para garantir o bem-estar dos pets. Os dados são inseridos no Sistema Pronto, uma plataforma que centraliza essas informações e permite maior eficiência no planejamento de políticas públicas voltadas aos animais.
Até o momento, 158 famílias foram visitadas em 16 bairros de Blumenau. De acordo com o prefeito Egidio Ferrari, o mapeamento será essencial para organizar campanhas de castração, vacinação, microchipagem e ações educativas sobre guarda responsável. “A partir desse levantamento, poderemos planejar melhor nossas ações, levando cuidados onde eles são mais necessários”, destacou.
O diretor de Bem-Estar Animal, Carlos Sansão, afirmou que a expectativa é ter um panorama mais completo nos próximos seis meses. “Com base nesse mapeamento, vamos identificar as regiões com maior demanda e fazer a busca ativa dos animais que mais precisam de atendimento”, explicou.
Já o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Robson Tomasoni, destacou que o Censo Pet integra um conjunto de projetos voltados à proteção animal no município. “Conhecendo a realidade das comunidades, conseguiremos desenvolver estratégias mais eficientes para proteger os animais e melhorar a qualidade de vida de toda a população”, afirmou.
A Prefeitura reforça que o apoio da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa e convida os moradores a colaborarem com as agentes durante as visitas.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO