Auxiliar de escola de Itajaí morre de meningite bacteriana
Existem diversos tipos de meningite e a mais perigosa é a bacteriana, que se não for tratada a tempo pode deixar graves sequelas e até matar
• Atualizado
Uma auxiliar administrativa, de 40 anos, de uma escola privada de Itajaí morreu, na última terça-feira (28), de meningite bacteriana. Segundo a Secretaria de Saúde de Itajaí, o caso é acompanhado desde o primeiro dia e a confirmação da doença foi feita no dia seguinte do falecimento, quarta-feira (29).
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o acompanhamento é feito junto da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC). Em nota, a instituição informou que seguiu todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Leia Mais
Foi solicitada a desinfecção da escola e a limpeza geral de todos os locais que as crianças e os profissionais passam.
“Neste caso, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí realizou busca ativa por contatos íntimos e prolongados para fazer a quimioprofilaxia necessária. A medicação serve para quebrar a cadeia de transmissão da doença e é usada somente nos contatos próximos para evitar a resistência medicamentosa. O órgão municipal também está orientando os profissionais da unidade sobre a situação”, informou a nota.
A Vigilância Epidemiológica reforçou ainda que todas as ações previstas nos protocolos do Ministério da Saúde foram adotadas e que neste momento não será preciso nenhuma medida extra, como fechamento da unidade escolar.
A orientação é que, ao apresentar qualquer sintoma, profissionais e alunos procurem atendimento médico imediatamente.
Sobre a meningite:
Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central. Existem vários tipos de meningite. A mais perigosa é a bacteriana, que se não for tratada a tempo pode deixar graves sequelas e até matar. A doença atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente as crianças.
Formas de prevenção:
Manter a higiene corporal; lavar as mãos várias vezes ao dia; ter higiene rigorosa com pratos e talheres usados pelo doente, bem como mamadeiras e chupetas; conservar a casa limpa e arejada e, se possível, ensolarada, principalmente os quartos; evitar locais fechados, cheios de gente e mal ventilados; manter as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas.
Confira o posicionamento da DIVE (SC)
Foi confirmado o caso.
- Meningite bacteriana (Neisseria meningitidis)
- Paciente de 40 anos de Itajaí
- Óbito dia 28 de novembro
- Exame laboratorial confirmado dia 29 de novembro.
Todas as medidas de controle já foram executadas, conforme o protocolo.
A Vigilância Epidemiológica de SC e a Vigilância Municipal estão acompanharam a investigação do caso.
O caso já foi encerrado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO