Atenção primária à saúde é destaque em apresentação de Secretário Nacional durante Comac em Florianópolis
O evento ocorre de 27 a 29 de setembro e o objetivo do secretário é destacar o aumento de 27% no número de equipes de Saúde da Família e Atenção Primária em 2023
• Atualizado
O Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, veio à Florianópolis para participar do Comac (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina), nesta quinta-feira (28). O evento ocorre de 27 a 29 de setembro e o objetivo do secretário é destacar o aumento de 27% no número de equipes de Saúde da Família e Atenção Primária em 2023.
Segundo a secretaria, esse aumento certifica a parceria da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde, com os municípios brasileiros.
Leia Mais
Com um total de 2.488 equipes de Saúde da Família e Atenção Primária credenciadas em Santa Catarina, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 77,5 milhões, apenas este ano, para fortalecer a APS no estado. O secretário Nésio Fernandes explica que fortalecer a Atenção Primária é uma luta em prol da defesa da vida:
“Estamos empenhados em inovar, capacitar e valorizar os nossos profissionais de saúde, oferecendo equipes multiprofissionais para proporcionar um atendimento mais próximo, acessível e integral. E o investimento que ultrapassa R$ 77 milhões demonstra o nosso compromisso com a saúde dos catarinenses”, disse.
Em Santa Catarina, a APS conta com 1.117 equipes de Saúde Bucal credenciadas, 9.331 agentes comunitários e 2.024 equipes homologadas no programa Informatiza.
Ampliação da Atenção Primária em Santa Catarina
O secretário Nésio Fernandes também participará de agendas com prefeitos e secretários de saúde de Santa Catarina para apresentar as ações estratégicas do Ministério da Saúde e as oportunidades de financiamento para a expansão e melhoria da Atenção Primária.
“Iniciamos o mandato do presidente Lula e da ministra Nísia Trindade com entregas e resultados concretos. O retorno do Programa Mais Médicos, a expansão do Brasil Sorridente e a renovação das eMultis, equipes multiprofissionais, refletem nosso compromisso com o cuidado integral e a valorização dos profissionais de saúde”, afirmou o secretário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO