AstraZeneca admite que vacina contra Covid pode causar efeito colateral raro
Farmacêutica admitiu efeito em documentos de processo em ação coletiva
• Atualizado
Pela primeira vez, a AstraZeneca admitiu que sua vacina contra a Covid-19 pode causar “efeito colateral raro”. De acordo com o portal Daily Mail, a farmacêutica admitiu em tribunal que a vacina “pode, em casos muito raros, causar TTS”. TTS é a abreviatura de síndrome de trombose com trombocitopenia – uma condição médica em que uma pessoa sofre coágulos sanguíneos juntamente com uma baixa contagem de plaquetas.
O efeito colateral está no centro de uma ação coletiva movida por dezenas de famílias que alegam que eles, ou os seus entes queridos, sofreram os efeitos ou morreram pela vacina “defeituosa”, segundo o Daily Mail.
Processo contra Astrazeneca
A admissão do efeito colateral poderá levar o Tribunal a condenar a farmacêutica a pagamentos que podem totalizar £ 250 milhões, mais de um bilhão de reais na cotação atual.
De acordo com o Daily Mail, uma das vítimas que teria sofrido com o efeito colateral raro é Jamie Scott. Jamie recebeu a vacina em abril de 2021 e sofreu uma lesão cerebral permanente após um coágulo sanguíneo e sangramento no cérebro.
Scott é um dos 51 casos atualmente apresentados no Tribunal Superior que buscam danos estimados em cerca de £ 100 milhões (US$ 125 mil) no total.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO