Saúde Compartilhar
Impasse

Após denúncia de descredenciamento em massa de clínicas que atendem autistas, Unimed é notificada

Unimed nega suspensão e encerramento de atendimentos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto ilustrativa: Freepik
Foto ilustrativa: Freepik

Nesta sexta-feira (4), após denúncia de que a Unimed Grande Florianópolis está realizando o descredenciamento de clínicas multidisciplinares do projeto AURA, que realiza o atendimento de pessoas do espectro autista, o Procon Municipal da Capital notificou a empresa. No ofício, que foi entregue à empresa, o órgão solicita informações sobre o ocorrido, a quantidade de consumidores afetados, e também que seja apresentado alternativas aos pacientes. O prazo para a resposta é de 48 horas após a entrega do documento.

“A atitude da prestadora de serviços, que rompe o vínculo terapêutico dos pacientes, pode causar danos irreparáveis, além de ser considerada falha na prestação de serviço garantida por contrato”, destacou o Procon municipal. O diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, conta que o órgão está atento à situação.

“O atendimento adequado às pessoas com deficiência, além de ser um direito do consumidor hipervulnerável, é uma garantia da dignidade humana. O vínculo terapêutico deve ser garantido para o neurodesenvolvimento correto. Qualquer irregularidade será combatida com o rigor da Lei.”

Unimed nega descredenciamento

Em nota, a Unimed Grande Florianópolis negou a suspensão ou encerramento dos atendimentos e disse que a clínica Aura foi reestruturada, de modo que todos os pacientes e atendimentos foram realocadas à rede credenciada e parceira da Unimed, com uma oferta de atendimento maior.

“Antes, as terapias ocorriam no Hospital Unimed. Agora, com a nova estrutura, as terapias ocorrem em Palhoça, São José e Florianópolis, facilitando para as famílias o acesso logístico aos atendimentos. A reestruturação para os novos locais de atendimento atende, inclusive, o desejo de famílias de encontrarem a oferta de cuidado em mais cidades da região, com qualidade de estrutura e de profissionais”, diz a empresa.

Veja a nota

“A Unimed Grande Florianópolis informa que não está suspendendo ou cancelando atendimentos de pacientes com transtornos globais do desenvolvimento e transtorno do espectro autista. Com os objetivos de ampliar a capacidade de atendimento e manter a continuidade das terapias, conforme o planejamento terapêutico de cada paciente, as sessões estão sendo disponibilizadas na rede credenciada e qualificada pela Unimed, com clínicas especializadas e distribuídas de forma a otimizar e facilitar o acesso dos pacientes e das suas famílias. Até a constituição desta rede de atendimento, as terapias estavam concentradas no complexo hospitalar da Unimed, localizado em Barreiros, São José.
Além de ampliar as opções de locais de atendimento, agora com clínicas parceiras especializadas em Palhoça, São José e Florianópolis, o ambiente hospitalar pode não ser o mais adequado para a evolução dos nossos pacientes.
A informação sobre a suspensão ou encerramento dos atendimentos a crianças com transtornos globais de desenvolvimento e transtorno do espectro autista, não condiz com a realidade. A equipe da Unimed Grande Florianópolis segue em contato próximo e à disposição dos familiares e responsáveis de todos os pacientes em tratamento para conduzir o processo de transição da forma mais adequada, sempre buscando a melhor assistência para os nossos beneficiários”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.