Anvisa determina recolhimento de lote de medicamentos em SC; veja onde
Medida foi tomada após a identificação de material escuro no medicamento
• Atualizado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de glicose 25% injetável e medicamentos radiofármacos em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A medida foi divulgada na última segunda-feira (6).
Uma caixa com 200 ampolas de 10 ml, produzida pela Samtec Biotecnologia Ltda e com validade até 31 de julho de 2026, foi recolhida. A Prefeitura de Joinville identificou material escuro espalhado no líquido do medicamento e acionou a Anvisa. A comercialização, distribuição e o uso do lote foram suspensos.
Além disso, a importação de medicamentos radiofármacos fabricados pelos Laboratórios Bacon S.A.I.C foi suspensa.
Confira os radiofármacos suspensos:
- Neurobac Radiofarma;
- Ciprobac Radiofarma
- Cloreto de Estanho Radiofarma;
- Disida Radiofarma;
- MAA Radiofarma;
- Pirofosfato Radiofarma;
- Linfofast Radiofarma;
- Fitato de Sódio Radiofarma;
- DTPA Radiofarma;
- Osteobac Radiofarma;
- Sestambi Radiofarma.
Durante uma inspeção realizada na empresa, em setembro de 2025, foi possível identificar o descumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) para medicamentos estéreis em pó liofilizados, que tiveram a água removida por algum processo específico, na produção dos lotes citados.
Segundo a agência, as Boas Práticas de Fabricação precisam ser cumpridas à risca na fabricação de medicamentos estéreis, fazendo com que esses produtos estejam completamente livres de microrganismos como bactérias, fungos e vírus.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO