Saúde Compartilhar
Novo medicamento

Anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia em teste em animais

Estudo em humanos deve começar no terceiro ou quarto trimestre de 2022

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Uma equipe de cientistas anunciou o desenvolvimento de uma pilula anticoncepcional masculina que demonstrou ser 99% eficaz em camundongos. A descoberta foi apresentada na quinta-feira (23), durante a reunião de primavera da American Chemical Society (ACS).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

“Os cientistas tentam há décadas desenvolver um anticoncepcional oral masculino eficaz, mas ainda não há pílulas aprovadas no mercado”, diz Abdullah Al Noman, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa. O estudo em humanos deve começar no terceiro ou quarto trimestre de 2022.

Para desenvolver seu contraceptivo masculino não hormonal, os pesquisadores visaram uma proteína chamada receptor alfa do ácido retinóico (RAR-alfa). A eliminação do gene RAR-alfa em camundongos machos os torna estéreis, sem efeitos colaterais óbvios. Outros cientistas desenvolveram um composto oral que inibe todos os três membros da família RAR e causa esterilidade reversível em camundongos machos, mas a equipe do laboratório de Gunda Georg, da Universidade de Minnesota, e seus colaboradores de biologia reprodutiva queriam encontrar uma droga menos provável de causar efeitos colaterais como ganho de peso, depressão e aumento dos níveis de colesterol.

Durante os estudos, os cientistas identificaram um composto, que, quando administrado oralmente a camundongos machos por 4 semanas, reduziu drasticamente a contagem de espermatozóides e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez. Os camundongos poderiam gerar filhotes novamente 4-6 semanas depois de pararem de receber o composto.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.