Saúde Compartilhar
Lançamento

Agenda Cirúrgica: SC lança sistema para unificar dados de pacientes na fila de cirurgias eletivas

O projeto está em cronograma de implantação e, nesta terça-feira (2), começaram as capacitações para o uso do novo sistema digital

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Silviane Mannrich Ascom/SES/SC
Foto: Silviane Mannrich Ascom/SES/SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) lançou o sistema Agenda Cirúrgica, que unifica as informações dos pacientes que estão na fila de cirurgias eletivas. O projeto está em cronograma de implantação e, nesta terça-feira (2), começaram as capacitações para o uso do novo sistema digital.

Segundo a Secretaria, o mês de abril será para adaptação e ajustes com uso simultâneo da Agenda Cirúrgica e o modelo manual de planilhas. A ideia é que até junho este sistema seja totalmente implantado e então utilizado para gerenciar todos os dados das cirurgias.

“Este é um momento muito importante para entendermos as principais dificuldades e desafios. Precisamos utilizar as novas tecnologias e integrar as informações para que possamos garantir o atendimento aos pacientes com ainda mais qualidade e no menor tempo possível”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Funcionamento do sistema Agenda Cirúrgica

Aliado ao Sistema de Regulação (Sisreg), o programa Agenda Cirúrgica vai substituir o modelo manual utilizado atualmente. Segundo o Governo de Santa Catarina, isso possibilitará mais agilidade no gerenciamento e haverá mais segurança nos dados dos pacientes.

Com o sistema também será possível gerenciar e ter informações entre as macrorregionais, unidades hospitalares e municípios, emitir relatórios e planilhas, resguardar informações gerenciais, identificar as atividades realizadas pelos pacientes, entre outras funções.

“O novo sistema de agenda cirúrgica é onde a central de regulação vai fazer o planejamento cirúrgico da unidade hospitalar, referente às cirurgias eletivas. Através desse sistema, vamos conseguir acompanhar o trajeto do paciente dentro da unidade, quando ele é chamado para fazer o seu pré-operatório, a data da sua cirurgia e todo o seu acompanhamento durante esse período em que ele está aguardando a realização da cirurgia eletiva”, explica a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Claudia Gonsalves.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.