Acompanhante denuncia problemas estruturais e até falta de banho em hospital de SC
Segundo acompanhante de paciente, a estrutura está com problemas e o baixo número de funcionários prejudica os procedimentos de limpeza necessários aos internados, entre outros atendimentos.
• Atualizado
com informações de Arliss Amaro, repórter do SCC SBT
“(…) Essa senhora está aguardando por um banho há uma hora, está defecada faz uma hora já, aguardando o procedimento de limpeza”, este relato chocante é um dos problemas que pacientes do Hospital Regional de São José afirmam enfrentar quando precisam de atendimento na unidade.
Conforme apuração do repórter Arliss Amaro, para reportagem do SCC News desta segunda-feira (28), a falta de banho é apenas um dos vários problemas relatados à equipe do SCC SBT.
A mulher que fez a denúncia, é cuidadora de um paciente internado no hospital, e por isso, ela prefere não se identificar. Segundo a profissional, nem os funcionários do hospital estão aguentando trabalhar nas condições.
Conforme as imagens, além da falta de funcionários, a estrutura do hospital está com problemas. Um vídeo mostra o estado da limpeza da unidade e diversos pisos quebrados. A denunciante também relata que há buracos nos quartos e corredores.
O Hospital Regional de São José é dos principais do estado. Foi inaugurado em 1987 e de acordo com dados da Secretária Estadual da Saúde, possui mais de 1.400 funcionários entre Corpo Clínico e demais atividades.
Por ano, mais de 200 mil pacientes são atendidos, isso só na emergência. Além de quase 110 mil atendimentos eletivos e mais de 9 mil cirurgias são feitas todos os anos.
A reportagem levou as imagens para a Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. O presidente da comissão Wilson Knoner Campos assistiu com preocupação as imagens das condições do local. Segundo Campos, a OAB/SC vai abrir um procedimento interno e vai solicitar informações para verificar o que está ocorrendo, e que de forma urgente a situação seja resolvida.
A Secretária de Estado da Saúde, responsável pela administração do Hospital Regional de São José, foi procurada pela reportagem. O secretário de saúde do estado André Motta Ribeiro disse que: “Nós estamos atentos a isso e a nossa meta e a nossa obrigação é de resolver essa questão. Claro que não se resolve isso do dia para a noite, como eu falei, são décadas de abandono e agora esse governo que faz gestão há apenas um ano, que até então, nós tínhamos dificuldades outras para serem enfrentadas”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Confira a reportagem:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO