82% dos brasileiros que exageram na bebida acham que bebem moderadamente
Em 2023, 75% dos questionados também tinham essa falsa impressão
• Atualizado
Uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec revelou nesta quarta-feira (12) que oito em cada dez (82%) brasileiros que exageram na hora de beber álcool, acham que bebem moderadamente.
Em comparação com a pesquisa realizada em 2023, 75% dos questionados também tinham essa falsa impressão.
A pesquisa do Ipsos-Ipec foi realizada em setembro de 2025 e entrevistou 1.981 brasileiros com 18 anos ou mais.
Negativa na saúde pública
Para o psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), o não reconhecimento do problema dificulta a mudança de hábito.
“A interpretação errada do seu próprio padrão de consumo é um dificultador para a mudança de hábito” e continuou, “Ser mais tolerante ao álcool, ou seja, beber muito e não sentir os efeitos do álcool, não significa ser mais resistente ou estar protegido dos prejuízos do álcool. Pelo contrário, precisar aumentar a quantidade de álcool para atingir os efeitos desejados é um sinal de alerta”, explicou.
Relativo à isso, 9% dos brasileiros reconhecem que exageram na bebida e precisam mudar os hábitos. Em 2023 a porcentagem era de 13%. Números que revelam que o consumo abusivo de álcool ainda é uma negativa para a saúde pública do Brasil.
Os números da pesquisa ainda mostraram que o consumo abusivo (sete doses ou mais) é mais comum entre homens (26%) de 25 a 44 anos (54%) com ensino médio completo (25%) nas regiões Norte/Centro Oeste (31%).
Avanço
Segundo os números levantados na pesquisa, a maior parte dos brasileiros não bebem. Um total de 64%, melhor do que em 2023, que 55% dizia não consumir bebida alcóolica.
Além disso, houve também uma diminuição da frequência em que os brasileiros consomem a bebida.
Como disse a coordenadora do Cisa, doutora em sociologa Mariana Thibes: “Além do aumento da abstinência, o consumo abusivo de álcool na faixa etária dos 18 a 24 anos diminuiu de 20% para 13% em dois anos”, disse e completou: “E a maioria deles, quando bebe, consome uma ou duas doses por ocasião”.
Leia Mais
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO