5 doenças comuns no verão: saiba como se proteger
Cada uma delas tem características específicas, mas podem ser prevenidas com cuidados simples
• Atualizado
Com o verão, as altas temperaturas e maior exposição ao sol tornam algumas doenças mais frequentes. Cada uma delas tem características específicas, mas podem ser prevenidas com cuidados simples.
Leia Mais
Micoses
Calor e umidade criam condições ideais para o surgimento de micoses, especialmente em áreas como pés, virilhas e entre os dedos. Para evitar, mantenha a pele seca, use roupas leves e troque peças úmidas logo após nadar ou se exercitar.
Queimaduras solares e insolação
A exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras e até insolação, que provoca náusea, tontura e desidratação.
“A insolação é uma queimadura solar exagerada. Bebês e idosos têm maior risco”, alerta o dermatologista Andrey Malvestiti, do Hospital Israelita Albert Einstein. Protetor solar, roupas leves e sombra são indispensáveis.
Queimaduras por limão
Típica do verão, essa reação ocorre quando o suco do limão entra em contato com a pele exposta ao sol, causando manchas e bolhas. Lave bem as mãos após manusear frutas cítricas e evite o sol.
Intoxicação alimentar
Alimentos mal conservados e água contaminada podem provocar intoxicação alimentar, causando diarreia, vômito e febre. Mantenha a higiene na manipulação de alimentos, lave bem as mãos e consuma apenas água potável.
Viroses
Viroses respiratórias e gastrointestinais são mais comuns no verão devido à aglomeração de pessoas e hábitos alimentares. Para prevenir, higienize bem as mãos e mantenha os mesmos cuidados contra intoxicações.
Adotar essas medidas é essencial para aproveitar o verão com saúde e evitar problemas que podem estragar a estação mais quente do ano.
*As informações são do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO