Lançada nova rota do Desbrave Chapecó com projeto de turismo integrado
Os novos empreendimentos se juntam aos 19 já existentes nas rotas do Bem-Estar, Rota dos Vales e Rota Rural
• Atualizado
O lançamento da nova rota do Desbrave Chapecó contou com a participação de representantes de 12 municípios do Oeste Catarinense e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (2), no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. Tendo uma série de atos para a promoção do turismo regional, um deles foi o lançamento de seis novos empreendimentos do projeto Desbrave Chapecó, além da nova rota do Goio-Ên.
Leia Mais
Os novos empreendimentos que foram capacitados em parceira da Prefeitura de Chapecó com o Sebrae e Epagri, se juntam aos 19 já existentes nas rotas do Bem-Estar, Rota dos Vales e Rota Rural. São eles:
Rota Da Saúde e Bem-Estar:
- Ambiflora;
- Casas do Vale.
Rota do Goio-Ên:
- Náutica Porto Goio-Ên;
- Capitão do Porto;
- Tirolesa Interestadual;
- Estância das Águas.
Durante o evento, também foram certificados sete monitores de turismo, que são: Carmem Belotti, Deise Flores Santos, Diana Keli Debortoli Moreira, Maria Neusa Castaman, Marcos Rafael Breyer, Marlon F da Rocha Bueno e Rudinéia Maria Lazaroto.
Silvia Novalski, consultora do Sebrae, apresentou as ações do Projeto de Turismo Integrado, sendo realizado dentro do programa ART (Agente de Roteiros Turísticos), destacando a união de esforços entre os municípios gaúchos e catarinenses para fazer o programa acontecer.
“A partir de um encontro promovido pelo prefeito de Chapecó nós iniciamos o projeto, com encontros, rodadas de negócios, apresentação dos destinos para as agências, capacitações, participação em feiras e negócios e divulgação dos atrativos. Nós temos mais de um milhão de pessoas que fazem turismo na região e precisamos divulgar nossas atrações”, disse a consultora.
Para a realização do projeto, o município de Chapecó investiu em vários pontos da rota, como a reforma do Centro de Eventos, novos pavilhões na Efapi, pavimentação rural e agora o Autódromo Internacional, a fim de fomentar o turismo. Também foram investidos na divulgação do Desbrave Chapecó, com a sinalização e confecção de materiais para divulgar as atrações.
“Depois do projeto Desbrave Chapecó nosso ICMS do turismo cresceu 130%. Isso mostra que está dando resultado. E nós queremos integrar o Oeste Catarinense e o Alto Uruguai Gaúcho, com roteiros que aproveitem as milhares de pessoas que vêm a Chapecó participar de eventos, além de atrais pessoas especificamente para conhecer nossas belezas naturais e nossa gastronomia”, afirmou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
O gerente regional do Sebrae, Udo Trennepohl, destacou o investimento de mais um milhão de reais da entidade nas feiras e eventos, para fomentar o turismo.
“O pessoal que vem de São Paulo para eventos em Chapecó, pode aproveitar um roteiro turístico em Chapecó, beneficiando micro e pequenos empreendedores de toda a região. Isso cria uma gama de oportunidades para novos empreendedores”, disse Udo.
Também estiveram presentes no evento os prefeitos de Caibi, São João do Oeste, Lajeado Grande e São Carlos, além do diretor de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Márcio da Paixão Rodrigues, do Diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo de Chapecó, Luiz Roberto Tillmann, a gerente de Turismo de Chapecó, Cleusiana Anhaia, a gerente de empreendedorismo de Chapecó, Ulmara Melania Spanhol, a analista de negócios do Sebrae, Gabriela da Costa Heming, e a consultora de turismo do Sebrae Karla Hall.
Após a ação foi realizado um festival gastronômico com pratos à base de flores, sementes, a tradicional polenta e suíno com geleia de abacaxi, entre outras delícias.
Os municípios que integram o projeto são:
- Chapecó;
- Itá;
- Palmitos;
- São João do Oeste;
- São Carlos;
- Ametista do Sul-RS;
- Nonoai-RS;
- Quilombo;
- Coronel Freitas;
- Lajeado Grande;
- Xaxim;
- Itapiranga.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO