Secretaria da Saúde planeja diminuir filas de cirurgias eletivas até março de 2022
A partir do primeiro dia de outubro, o Estado assume o compromisso de atenuar o quadro e regionalizar mais o acesso da população
• Atualizado
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, planeja iniciar uma força-tarefa para diminuir o impacto das filas de cirurgias eletivas em Santa Catarina após a conclusão do calendário vacinal contra a Covid-19.
A partir do primeiro dia de outubro, o Estado assume o compromisso de atenuar o quadro e regionalizar mais o acesso da população.
“Nós tínhamos cerca de 40 mil pessoas esperando por cirurgia na nossa rede hospitalar, com a pandemia esse número sofreu um acréscimo, mais 60 mil.
Vamos assumir esse desafio e, caso o cenário permita, diminuir consideravelmente essa fila em seis meses. Para isso, precisamos nos reorganizar, ofertar mais e custear melhor. E é exatamente isso que projetamos”, destacou o secretário.
Segundo Motta Ribeiro, o movimento da Saúde pós-pandemia visará a regionalização das ações. “Nós precisamos construir pontes que façam com que os municípios sejam autossuficientes. Estamos revisando a Política Hospitalar Catarinense e diminuiremos os sofrimentos, absorvendo as demandas com custeio e habilitação”, finalizou.
Prefeito de Chapecó anuncia seis mil cirurgias eletivas
No mês de aniversário de Chapecó, agosto, a secretaria de Saúde fará seis mil cirurgias eletivas que estão represadas desde a pandemia, algumas até há mais tempo. A ação foi anunciada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, no auditório da Prefeitura.
“São cirurgias ortopédicas, de catarata, hérnia de disco, entre outras, em parceria com os hospitais, que faremos gradativamente”, disse o prefeito.
Na área econômica, o prefeito destacou que a cidade está crescendo próximo de 30% e vai passar de sexta para quarta economia do estado. Só em ICMS o crescimento será de R$ 600 mil por mês, graças principalmente ao agronegócio, setor metalmecânico e de combustíveis, segundo o secretário da Fazenda, Moacir Rohr.
Além disso três mil novas empresas foram criadas neste ano e, quatro mil novos empregos gerados.
O prefeito destacou a ação no enfrentamento da pandemia, como a abertura do Hospital de Campanha, ampliação de leitos no HRO, Ambulatório Verdão e Lockdown Inverso.
Graças à melhora nos números, chegando a ficar dez dias sem óbitos por Covid neste mês, anunciou que vai seguir o decreto estadual, que liberou horários de bares e restaurantes conforme alvará.
Destaque também para a área de construção civil, com nas licenças para construção, que passaram de 285 mil metros quadrados no primeiro semestre do ano passado, para 804 mil metros quadrados no primeiro semestre deste ano.
“Isso é um crescimento de 250%, o que mostra que o setor privado está acreditando nas ações da Administração e no desenvolvimento de Chapecó”, disse Rodrigues.
Anunciou também várias obras na área de Educação, como o Centro Multiuso do Esplanada e um Centro de Educação Infantil Mário Lanznaster, que será construído no bairro Efapi, com 800 vagas, para atender principalmente as famílias que trabalham nas agroindústrias.
A secretária Astrit Tozzo também anunciou a retomada das aulas presenciais a partir de 2 de agosto.
Na área da infraestrutura foi inaugurada a nova usina de asfalto e, com a projeção de novos financiamentos, a meta é pavimentar 100% da área urbana.
Nos próximo dia 22 de agosto o governador Carlos Moisés da Silva estará em Chapecó para assinar convênios de mais obras, entre elas o Elevado da Bandeira e o novo Pavilhão do Parque de Exposições Tancredo Neves.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO