Sem óleo e mais saudável: Confira dicas para quem deseja arrasar com receitas no Air Forno
Versatilidade é uma das principais características do Air Forno
• Atualizado
Receitas práticas e saudáveis elaboradas rapidamente com o uso de eletrodomésticos versáteis são a combinação perfeita para momentos ainda mais proveitosos e deliciosos em família. Desta forma, muitas pessoas têm buscado por modelos de fritadeira elétrica, as famosas Airfryers, para compor a sua cozinha e conseguir reproduzir algumas das receitas rápidas e fáceis que estão disponíveis na internet.
Apesar da praticidade e rapidez no preparo, uma das principais dificuldades ao contar com este tipo de eletrodoméstico diz respeito à limitação do tamanho de porções por conta da sua capacidade máxima. Com tamanhos que variam entre 4 e 8 litros, as fritadeiras limitam o preparo de muitas receitas e isso pode vir a se tornar um problema ainda maior para famílias mais numerosas, já que seria necessário dividir os alimentos em porções e prepará-lo em etapas até atingir a quantidade suficiente para servir a todos.
Leia Mais
Uma alternativa para esses casos é investir em um Air Forno, como o da Mueller, empresa brasileira com mais de 70 anos de história no Brasil. O produto – que une as funções de air fryer e forno elétrico em um único equipamento –, é a escolha perfeita para quem deseja desfrutar de refeições deliciosas, em grandes porções e sem abrir mão de uma alimentação equilibrada.
Esclarecendo alguns mitos, dúvidas e apresentando as vantagens e diferenciais do Air Forno, a Mueller preparou também dicas para aproveitar ao máximo o potencial do seu aparelho. Confira!
Mito ou verdade: Secagem dos alimentos
Um dos maiores mitos acerca do preparo em fritadeiras elétricas é sobre a real necessidade de secar os alimentos antes de colocá-los para “fritar”. Alguns acreditam que o alimento fica mais crocante, mas a verdade é que no método de cocção, que é utilizado pelas fryers, a água residual desses alimentos não interfere em seu resultado, dispensando totalmente a prática de secagem.
Pré-aquecimento no Air Forno
Quando falamos em pré-aquecer o air forno para assar as receitas, é importante lembrar que cada receita possui sua particularidade com relação a temperatura ideal, podendo apresentar diferenças significativas no resultado, caso as instruções de preparo não sejam seguidas à risca.
“O Air forno Mueller entrega uma excelente precisão com relação à temperatura ajustada e a temperatura interna do forno, permitindo assim alcançar um melhor resultado em suas receitas de maneira simples”, pontua Luciana Ferreira dos Santos, Coordenadora de Marketing Produtos da Mueller.
Com relação ao pré-aquecimento do aparelho, a empresa recomenda que esta etapa nunca seja pulada, pois é ela que permite ter uma temperatura constante desde a introdução do alimento no forno até o término do assado.
Combinando funções no Air Forno
Uma outra maneira de potencializar o preparo de assados no Air Forno é combinar as suas diversas funções durante a cocção. Na utilização, é possível ajustar a temperatura e utilizar inicialmente a função “assar” para o cozimento interno do alimento. O próximo passo é acionar as funções como grill e turbo que oferecem a potência necessária para dourar e dar crocância ao alimento, sem que ele perca a suculência. Outras combinações entre as funções podem ser adotadas para melhorar ainda mais as receitas.
Como assar duas receitas juntas
Como a versatilidade é uma das principais características do Air Forno, uma outra possibilidade é a de preparar duas receitas simultaneamente. O produto, que conta com uma bandeja Fryer e uma prateleira, assa de forma eficiente os dois alimentos sem a necessidade de regulagem diferenciada na temperatura. Porém, cabe ressaltar que a indicação para combinar assados é a de dispor os alimentos menos gordurosos na parte superior, de forma que não aconteça o gotejamento na parte inferior durante o processo.
Também é recomendada a utilização da função “turbo” na combinação de receitas. Com esta função ativada, haverá uma melhor distribuição de calor em todo o forno, pois é acionado o ventilador da fryer e a resistência superior e inferior, potencializando Air Forno para proporcionar o mesmo resultado de um forno tradicional.
Formas e utensílios indicados
Um dos diferenciais do Air Forno, graças a sua grande capacidade, é que os utensílios indicados e permitidos para a preparação de receitas são os mesmos que os utilizados em fornos comuns. “Apesar de travessas e assadeiras serem super bem-vindas, sempre recomendamos que seja utilizada uma bandeja telada quando a função fryer é ativada. Ela permite a circulação completa de ar e a uniformidade no preparo das ‘frituras’”, orienta Luciana.
Mito ou verdade: Forrar a bandeja com papel alumínio
Com a popularização das fryers, muitas dicas seguem surgindo em tutoriais da internet. Uma das mais famosas é a forração da bandeja com papel alumínio ou papel manteiga, com o intuito de diminuir a sujeira e o trabalho com a lavagem ao final de cada uso. A verdade é que a fryer perde a sua eficiência, pois a circulação de ar, oriunda da parte superior para baixo, fica comprometida. O cesto fryer foi desenvolvido para permitir a máxima circulação de ar dentro do forno, entregando uniformidade do assado em um menor tempo.
Com relação a riscos, é importante manter cuidados para que utensílios levados ao forno não entrem em contato com a parte superior do eletrodoméstico, onde existe uma resistência quente e o ventilador para a movimentação do ar. Qualquer utensílio ou papel que atingir essa parte pode causar danos ao produto. Em relação à limpeza, a recomendação da Mueller é que o produto seja higienizado sempre após o uso. A prática de limpeza constante evita encrostamentos de gordura nas paredes do produto e torna o processo mais fácil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO