Paçoca de Pinhão: uma receita com gostinho da Serra catarinense
A receita deliciosa de Paçoca de Pinhão que trago hoje faz parte do acervo Acolhida na Colônia.
• Atualizado
A receita de Paçoca de Pinhão que trago hoje faz parte do acervo Acolhida na Colônia publicada com apoio do Ministério do Turismo. A coletânea foi feita por uma associação de agricultores que se organizou em 1999 com o objetivo de receber visitantes em suas propriedades, buscando valorizar a agricultura familiar, preservando o ambiente e enaltecendo a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.
O projeto Acolhida na Colônia foi inspirado em uma experiência francesa chamada Accueil Paysan, onde agricultores se organizaram para resistir à expansão mecanizada. Neste tipo de agricultura, máquinas e implementos agrícolas, agrotóxicos e fertilizantes químicos colocaram um grande número de agricultores familiares em situação de risco.
A Acolhida nasce nas encostas da Serra Geral, em Santa Catarina, lugar com forte presença de montanhas e rios, matas e cachoeiras. As cidades em destaques são: Anitápolis, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima e Urubici.
Tive a oportunidade de conhecer o projeto Acolhida na Colônia, por meio de um projeto de extensão via Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na ocasião, fui convidado, como professor de gastronomia, com o objetivo de realizar um treinamento para a comunidade local. Foi uma experiência rica de aprendizado mútuo, pois acabei me deparando com receitas e costumes da Culinária Colonial de Santa Catarina que desconhecia.
É uma região linda, que merece ser conhecida por todos, com um povo hospitaleiro e que ama o seu ofício. A região conta com ótimos produtos cultivados e produzidos em suas localidades, fazendo desta opção de roteiro uma grande oportunidade para o turismo e lazer, e ainda, sendo possível provar as incríveis delícias produzidas diretamente na fonte das pequenas propriedades rurais.
Receita Paçoca de Pinhão
Ingredientes
- 700 g de pinhão cozido, moído
- 300 g de carne moída (coxão mole, patinho, ou tatu)
- 200 g de toucinho ou bacon
- 1 Unidade cebola média picada
Modo de preparo
- Frite o toucinho ou bacon e reserve.
- Depois, na mesma panela, frite a carne e a cebola, adicionando o pinhão.
- Mexa bem.
- Por fim acrescente o toucinho ou bacon.
Receita produzida por Terezinha Israel Souza
Dica: Caso não tenha moedor de carne em casa. Pique o pinhão na faca. Não é recomendado passar o pinhão no processador. Não salgue a água do pinhão para não ressecar.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO