O que esperar do café em 2022
Saiba como será o cenário nas regiões cafeeiras e as expectativas para o consumo do café no Brasil em 2022.
• Atualizado
Olá amigos leitores do portal, desejo que a semana seja positiva e cafeinada.
Como já escrito aqui ano passado sobre a possibilidade de falta de café no mercado brasileiro e alta do valor das sacas de café que chegará ao consumidor final, tudo indica que essas especulações se concretizarão.
O cenário neste início de 2022 indica tudo isso, além das fortes geadas que atingiu as regiões cafeeiras no inverno de 2021, depois granizos e início deste ano com as fortes chuvas no estado de MG onde algumas plantações foram embora com a chuva, é um grande indicativo do aumento do valor do café para 2022. Mas não é somente isso, a alta demanda do café brasileiro com a baixa produção de 2021 somada a essas ações climáticas faz com que este ano o café tenha a maior alta em 25 anos.
O cenário poderá voltar ao normal em 2023, mas tudo isso depende da produção deste ano, pois já sabemos que o café assim como outras frutas temos um ano abaixo e outro acima na produção.
Em dois anos houve um aumento significativo no consumo do café mundial, devido a pandemia pessoas em casa, e com trabalhos home office fez o número de consumo crescer, e automaticamente novos apaixonados pela bebida surgiram, aumentando a demanda mundial.
A alta do dólar também impacta no valor do café aqui no Brasil, mas como? Somo produtores! Pois bem, a demanda lá fora é grande, e para alguns produtores a venda em dólar é mais significativo do que vender no mercado interno.
Vamos acompanhar esse cenário, na torcida que ações climáticas sejam favoráveis para uma generosa e doce produção em 2022.
Mas não deixamos de tomar nosso café por isso, diminuímos a dose diária, mas nunca abandonaremos nosso café.
Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.
Por Rodrigo Gomes Leite
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO