Massas, pizzas, galetos e… vinhos! A rota de sabores de Nova Veneza
E tem uma vinícola do município que preza muito por disseminar a cultura italiana e o gosto pelos vinhos finos: a Casa Savoia.
• Atualizado
Os costumes e as tradições italianas estão muito presentes em Santa Catarina. Em Nova Veneza, em especial, o charme dos casarios antigos, construídos pelos imigrantes italianos em 1891, com a italianidade da gastronomia, música, folclore e dialeto, fazem da cidade no Sul a mais italiana do Estado. Entre os principais pontos turísticos estão o Museu do Imigrante, as Casas de Pedras e a famosa Gôndola, doada pelo governo Vêneto. E para quem gosta de comer bem, a gastronomia italiana é uma pedida. Em Nova Veneza, são mais de 20 restaurantes com massas, pizzas, galetos, polenta e saborosos vinhos.
Esses últimos, os vinhos, são um destaque a parte. E tem uma vinícola do município que preza muito por disseminar a cultura italiana e o gosto pelos vinhos finos: a Casa Savoia. Inaugurada em 2014, o projeto surgiu com quatro sócios – Altanir Gava, Durci Citadin, Galdino Gava e João Paulo Gava -, que possuem uma vasta experiência nas áreas agronômicas, tecnológica de alimentos, química, engenharia, degustação de vinhos e marketing. Tanto conhecimento são para uma finalidade: a qualidade dos produtos.
“Temos preocupação com a qualidade dos nossos vinhos. Além da uva, que é responsável por 60 ou 70% de um bom vinho, somos uma empresa pequena e familiar. Separamos cacho por cacho, tirando grãos verdes ou batidos. Na hora da fermentação, temos tanques pequenos, que permitem que o controle seja feito com nitidez e contato humano. Tudo isso garante o que queremos: qualidade”, explica João Paulo Gava, que complementa:
“Fazemos vinhos finos, estruturados, para tender aos restaurantes de Nova Veneza e ao público que queira degustar uma bebida de qualidade. Temos prazer em servir um vinho bem feito, que harmoniza com a comida italiana da cidade e que contribui para valorizar a enogastronomia de Nova Veneza”, contou Gava com carinho.
Passeio para degustar muita história
Tantas atrações turísticas que envolvem Nova Veneza, com tanta história dos colonizadores italianos, se complementam a um momento especial dentro da Casa Savoia: a degustação. De segunda a sábado, visitantes podem provar os rótulos finos da vinícola, das 8h às 12h30min e das 15h às 17h.
Há também a possibilidade de uma degustação estruturada, que tem um custo de R$ 50 e precisa ser agendada. Nessa, além do vinho, a Casa Savoia oferece salame, queijo, pão e azeite para acompanhamento.
Confere abaixo os principais rótulas da vinícola:
Chardonnay – Vinho Fino Branco Seco
Vinho amarelo palha, com reflexos esverdeados, aroma intenso e boa cremosidade. Tem baixa acidez, equilibrada com notas de frutas claras, como abacaxi. Na boca é fresco, cremoso e persistente. A temperatura ideal de consumo é entre 8 a 10 °C.
Merlot – Vinho Fino Tinto Seco
Vinho feito com uvas da serra catarinense, de São Joaquim, e gaúcha, do Vale dos Vinhedos. O Merlot é um vinho artesanal, produzido com tecnologia e qualidade, amadurecido em barricas de carvalho francês e americano. Tem cor rubi intensa. Aromas complexos de frutas vermelhas, tostadas e amadeiradas. Na boca, apresenta ótimo volume, taninos macios, acidez muito equilibrada e persistente. A temperatura ideal de consumo fica entre 15 a 18 °C. O vinho é engarrafado sem filtração, para melhor manter suas características de aroma e sabor, podendo aparecer depósito.
Taglio – Vinho Fino Tinto Seco
O Taglio é um corte de merlot com cabernet sauvignon. Um vinho artesanal produzido com tecnologia e qualidade, amadurecido em barricas de carvalho francês e americano. Esse vinho tem cor rubi intensa, aroma franco, intenso e complexo, com notas de amora, chocolate e café tostado. Na boca, os taninos são macios, tem acidez presente e persistente. A temperatura ideal para consumo é entre 15 e 18º.
Cabernet Sauvignon – Vinho Fino Tinto Seco
Vinho elaborado com uvas das serras catarinense, de São Joaquim, e/ou gaúcha, mais especificamente do Vale dos Vinhedos e amadurecido em barricas de carvalho francês e americano. O Cabernet Sauvignon é um vinho de cor vermelho rubi, com aromas de frutas e notas abaunilhadas e carameladas. Na boca, um vinho macio, médio corpo para encorpado, equilibrado no álcool e taninos sedosos. A temperatura ideal de consumo é entre 15 a 18 °C. Esse é um produto engarrafado sem filtração, para melhor manter suas características de aroma e sabor, podendo aparecer depósito.
Don Gava Espumante Branco Brut – “CHAMPENOISE”
Espumante elaborado com uvas de Pinto Bandeira, 75% Chardonnay e 25% Pinot Noir, por meio do método tradicional (Champenoise) e amadurecido por 12 meses em garrafas. De cor amarelo palha com reflexos esverdeados, tem excelente brilho e perlage. Tem aroma frutado, como pera e melão, notas tostadas e abaunilhadas. Na boca é um espumante cremoso, com bom frescor e persistência. A temperatura ideal de consumo é entre 6 a 8ºC.
Casa Savoia para o seu Natal
Está mais que evidente que ir até Nova Veneza será um passeio saboroso, mais ainda porque não tem como deixar a cidade sem levar delícias gastronômicas, seja para consumo próprio ou para presentear familiares e amigos. Mas se você pensa que apenas com comida italiana é que os vinhos harmonizam, se engana!
Então, deixamos aqui algumas dicas de harmonização com os vinhos da vinícola Casa Savoia, que combinam muito bem também com a sua ceia de Natal. Pode passear e garantir um sabor extra para a mesa da família na noite do dia 24.
Confere:
- Casa Savoia Chardonnay: ótimo para saborear com salpicão, ceviches e aves natalinas;
- Casa Savoia Merlot: perfeito para harmonizar com peru assado ou Tender;
- Casa Savoia Taglio: uma pedida para carnes, como estrogonofe ou paleta suína;
- Casa Savoia Cabernet Sauvignon: combina muito bem com pernil de cordeiro assado;
- Don Gava Espumante Branco Brut: um bela receita de bacalhau ou ceviches harmonizam perfeitamente com o Don Gava.
Quer saber mais sobre a vinícola, marcar uma degustação ou comprar algum vinho, o contato pode ser feito pelo SITE ou pelo WhatsApp: (21) 97278-4780.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO