Dia do sorvete: descubra como surgiu a sobremesa
A sobremesa chegou ao Brasil em 1835
• Atualizado
O Dia do Sorvete é celebrado nesta segunda-feira (23). Conforme um estudo feito pela Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, o consumo médio da sobremesa por pessoa é de 9,1 litros por ano. Confira como surgiu o produto.
Leia Mais
Origem milenar
Uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada pela primeira vez na China. Assim nasceu o sorvete.
Na época, o consumo era restrito à nobreza, por conta da dificuldade de conservação e ao alto custo do leite.
Mais de dois mil anos depois, no século 13, o produto chegou ao continente europeu, primeiramente na Itália, trazido pelo navegador Marco Polo, que conheceu o produto em viagens pela Ásia.
Até meados do século 16, o produto era consumido apenas no território italiano, quando “Buontalenti”, um cozinheiro da nobre italiana Catarina de Médici, que posteriormente se tornou rainha consorte na França, introduziu a sobremesa em um jantar da corte francesa.
O sorvete permaneceu restrito às elites até que, no século 16, o italiano Francisco Procópio abriu o primeiro café que servia o produto em Paris.
Quando chegou ao Brasil?
No Brasil, o sorvete chegou em 1835, trazido pelos norte-americanos, que desembarcaram no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Inicialmente, a sobremesa também se restringiu à elite local.
O sorvete de pitanga era um dos favoritos do imperador Dom Pedro II.
Segundo a Fiocruz, apenas em 1941 o sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país, quando a empresa inglesa U.S. Harkson do Brasil se instalou no galpão da extinta fábrica de sorvetes Gato Preto, no Rio de Janeiro.
Os dois primeiros sorvetes produzidos foram o Eskibon, seguido pelo Chicabon.
Qual é o tipo de sorvete mais consumido pelos brasileiros?
Segundo a pesquisa da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, o sorvete de massa é o preferido dos brasileiros, com 73,47% de preferência; depois vem o picolé com 13,20% e o soft (casquinhas de fast food) com 10,93%.
País que mais consome sorvete no mundo
A Nova Zelândia é o país que mais consome sorvete no mundo, com uma média de 28,4 litros por pessoa ao ano, seguida pelos Estados Unidos, de acordo com o World Population Review.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO