Foco do mosquito da dengue é identificado em Lages
Lages não está na relação dos municípios catarinenses considerados infestado pelo mosquito, mas a população precisa fazer sua parte e evitar acúmulo de água parada.
• Atualizado
A Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, identificou na última semana no bairro Popular, um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, na área urbana da cidade.
O foco foi localizado durante inspeção de rotina em uma das 600 armadilhas que estão instaladas em pontos estratégicos da cidade para monitorar a eventual presença do mosquito. Até então, o registro do último foco do Aedes aegypti em Lages ocorreu em janeiro do ano passado e foi prontamente eliminado.
“Lages não está na relação dos municípios catarinenses considerados infestado pelo mosquito. Mas a população precisa fazer sua parte evitando acúmulo de água parada para a situação não se agravar”, acrescenta o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.
Os agentes de endemias estão fazendo inspeções nas casas e estabelecimentos que ficam no entorno de onde o foco do mosquito da dengue foi detectado, no intuito de identificar outros possíveis locais onde a fêmea do mosquito possa ter depositado os ovos. “Nossas equipes estão passando de casa em casa orientando os moradores sobre a presença do mosquito e solicitando para realizar inspeção preventiva. Todos os possíveis criadouros, como vasos de planta, potes, lonas, pneus, garrafas, piscinas e garrafas são eliminados”, enfatiza Márcio Rodrigues da Silva, biólogo do Programa de Combate as Endemias.
>> Contribuintes de Lages terão 12% de desconto para pagamento do IPTU em cota única
Ações preventivas são realizadas em Lages
Vistorias frequentes são realizadas em aproximadamente 200 pontos estratégicos da cidade como cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de recicláveis, floriculturas, entre outros, que geralmente reúnem as condições ideais à proliferação do mosquito.
A população pode auxiliar denunciando possíveis focos do Aedes aegypti, através do telefone (49) 3251-7975. Quando a situação envolver estabelecimentos comerciais ou congêneres, a denúncia pode ser feita pelo e-mail visa@saudelages.sc.gov.br. “A orientação é que ao menos uma vez por semana as pessoas façam uma inspeção geral em seus imóveis, e estejam atentas aos locais de risco para o desenvolvimento do mosquito”, destaca a Diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO