Bem-Viver Compartilhar
Sabor especial

Entenda o que faz um vinho ser de qualidade

Vinícola catarinense acompanha com atenção cada parte do processo de produção dos seus vinhos para fornecer aos seus clientes a qualidade máxima de um vinho fino

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Foto: Casa Savoia | Cedido
Foto: Casa Savoia | Cedido

Um vinho é sempre uma ótima escolha, seja para um jantar romântico, um encontro em família ou para beber enquanto assiste um pôr do sol na praia. Abrir uma garrafa de vinho proporciona um mergulho na história das safras, produtores, uvas e do trabalho atencioso das vinícolas que dão o sabor especial para a bebida.

Ao contrário de outras frutas, as uvas para produção de vinhos precisam ter casca mais grossa, e níveis de açúcar altos. Além disso, o que determina a qualidade da uva e se ela será boa para produção da bebida é o solo onde a fruta é plantada. João Paulo Gava, sócio da vinícola catarinense Casa Savoia, inaugurada em 2014, explica que a uva para vinho “precisa sofrer” e ir em busca de água e para isso será necessário plantar em solos pobres e em regiões com uma relação de chuva apropriada ao tipo de uva escolhido. “Cerca de 70% da produção de vinho vêm da qualidade da uva. Não é possível fazer um bom vinho se não começar com uma boa e estruturada uva”, destaca Gava.

A escolha de uvas de qualidade e o processo de produção do vinho devem ser acompanhados de perto por produtores e vinícolas, para que a bebida chegue com qualidade e excelência à mesa dos amantes. Unindo a experiência dos sócios João Paulo e Galdino Gava e Durci Citadin, a Casa Savoia acompanha com atenção cada parte do processo de produção dos seus vinhos para fornecer aos seus clientes a qualidade máxima que um vinho fino pode ter.

Localizada em Nova Veneza, a vinícola carrega uma história de tradições e conhecimento e busca selecionar com cuidado os melhores produtores de uvas para garantir o máximo de expressão que a uva pode dar para a qualidade da bebida. A colheita das uvas, mais conhecida como vindima, e o transporte entre o local da colheita e a vinícola são acompanhados de perto pelos sócios da Casa Savoia. “Nós vamos buscá-la com caminhão refrigerado para tomar todo o cuidado. Chegando na vinícola, a uva é imediatamente selecionada manualmente. Se uma uva não estiver dentro do padrão, não amadureceu por qualquer razão ou possui um machucado, nós conseguimos identificá-la e retirá-la do processo para que não afete a qualidade do vinho”, explica o sócio.

Após todo o processo de separação dos grãos, a uva é levada para tanques para então se iniciar o processo de fermentação da bebida. Para elaboração de vinhos de alta qualidade, a Casa Savoia utiliza tanques pequenos, de dois mil litros, que permitem que o controle e a produção sejam acompanhados de perto e no tempo adequado.

Entenda o que faz um vinho ser de qualidade (2)
Foto: Casa Savoia | Cedido

“O processo fermentativo, como vários outros processos, é importante para garantir que extraia toda a carga que dará a qualidade do vinho tinto dentro dos padrões que queremos”, afirma Gava. Saindo dos tanques após a fermentação, os vinhos passam pelo processo de amadurecimento, que são realizados em inicialmente em tanques de aço e em seguida em barris de carvalho. Com atenção, cuidado e dedicação diária, o processo de produção dos vinhos dentro da vinícola leva de três a cinco anos.

Vinhos finos e a escolha da região das uvas:

A Casa Savoia produz vinhos com uvas cultivadas principalmente em São Joaquim, na Serra Catarinense, mas em 2022 as uvas foram colhidas no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. “A escolha faz com que nossos cortes sejam únicos”, explica o sócio. A vinícola familiar realiza a produção dos vinhos Chardonnay, Rosé, Merlot, Taglio e Cabernet Sauvignon. Tem também o ​espumante Don Gava Branco Brut, produzido pela Don Giovanni, especialmente para a Casa Savoia.

Chardonnay – Vinho Fino Branco Seco

Um vinho amarelo palha, com reflexos esverdeados, aroma intenso com boa cremosidade, acidez baixa e equilibrada com notas de frutas claras, como abacaxi. Na boca é fresco, cremoso e persistente e a temperatura ideal de consumo  é entre 8 a 10°C.

Rosé

Um vinho rosé claro, feito com uvas chardonnay e merlot, possui aroma intenso com boa cremosidade, acidez baixa e equilibrada com notas de frutas claras, como abacaxi e leve notas de frutas vermelhas. Na boca é fresco, cremoso e persistente e a temperatura ideal de consumo é entre 8 a 10°C.

Merlot – Vinho Fino Tinto Seco

Vinho elaborado com uvas das serras catarinense (São Joaquim) e/ou gaúcha (Vale dos Vinhedos). Artesanal, o vinho é produzido com tecnologia e qualidade, amadurecido em barricas de carvalho francês e americano. Possuí cor rubi intensa e aromas complexos de frutas vermelhas, tostadas e amadeiradas. Na boca apresenta ótimo volume, taninos macios, acidez muito equilibrada e persistente. A temperatura ideal de consumo é entre 15 a 18°C. O vinho é engarrafado sem filtração, para melhor manter suas características de aroma e sabor.

Taglio – Vinho Fino Tinto Seco

Com corte de merlot, com cabernet sauvignon, o Taglio é um vinho artesanal produzido com tecnologia e qualidade e amadurecido em barricas de carvalho francês e americano. Tem cor rubi intensa e aroma franco, intenso e complexo, com notas de amora, chocolate, café e tostado. Na boca os taninos são macios, acidez presente e persistente. A temperatura ideal de consumo é entre 15 a 18°C. O vinho é engarrafado sem filtração, para melhor manter suas características de aroma e sabor.

Cabernet Sauvignon – Vinho Fino Tinto Seco

Vinho elaborado com uvas das serras catarinense (São Joaquim) e/ou gaúcha (Vale dos Vinhedos) e amadurecido em barricas de carvalho francês e americano. Vinho de cor vermelho rubi com aromas de frutas e notas abaunilhadas e carameladas. Na boca um vinho macio, médio corpo para encorpado, equilibrado no álcool e taninos sedosos. A temperatura ideal de consumo é entre 15 a 18 °C. O vinho é engarrafado sem filtração, para melhor manter suas características de aroma e sabor.

Don Gava Espumante Branco Brut – “CHAMPENOISE”

​Espumante elaborado com uvas de Pinto Bandeira, 75% Chardonnay e 25% Pinot Noir, por meio do método tradicional (Champenoise) e amadurecido 12 meses em garrafas. Cor amarelo palha com reflexos esverdeados, possui excelente brilho e perlage. Com aromas frutados, como pera e melão, tem notas tostadas e abaunilhadas. Na boca é um espumante cremoso, com bom frescor e persistência. Para consumo, a temperatura ideal é entre 6 a 8ºC.

Confira como é parte do processo na Casa Savoia

Degustação e curso

Os vinhos finos produzidos pela vinícola familiar atendem tanto restaurantes da linda e encantadora Nova Veneza, cidade onde a vinícola fica localizada, quanto pessoas de todo o Brasil interessadas em desfrutarem de uma bebida de qualidade. Mas para quem quer celebrar um momento especial, ou até mesmo visitar a cidade é possível participar de uma degustação na própria Casa Savoia. Os visitantes podem provar os diversos rótulos, de terça a sábado, das 8h às 12h30min e das 15h às 17h.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos amantes da bebida, é possível realizar o curso “ABC do Vinho”. A formação realizada pela Casa Savoia tem duração de três horas, custa R$95,00 e inclui uma degustação dos rótulos da casa. Os detalhes sobre as degustações, cursos e compra dos deliciosos vinhos da vinícola podem ser conferidas no site da Casa Savóia ou pelo WhatsApp: (48) 991816456 e e-mail vinicolacasasavoia@gmail.com.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.