Bem-Viver Compartilhar
Influenza

DIVE confirma 7 casos de H3N2 e faz alerta; confira

Considerando o cenário de surto de gripe em outros estados brasileiros, a equipe técnica da DIVE/SC está elaborando um alerta para os serviços de saúde

• Atualizado

Redação

Por Redação

Vírus da Gripe. Foto: Pixabay/Reprodução
Vírus da Gripe. Foto: Pixabay/Reprodução

Entre os meses de janeiro e dezembro (até 16/12/2021), foram identificados no Estado de Santa Catarina 10 casos de Influenza, sendo 02 com Influenza B e 08 com Influenza A (1 H1N1 e 7 com a subtipagem H3). Os sete casos da subtipagem H3 foram identificados entre o final de novembro e o início de dezembro, de acordo com a DIVE.

A vigilância da Influenza ocorre através de Unidades Sentinelas para Síndrome Gripas e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assim como para os casos de SRAG internados em UTI e óbitos. Dessa forma, a DIVE afirma que o Estado mantém a vigilância da doença, buscando identificar com isso uma mudança no perfil epidemiológico, de forma a orientar oportunamente os serviços de saúde.

Considerando o cenário em outros estados brasileiros, a equipe técnica da DIVE/SC está elaborando um alerta para os serviços de saúde, reforçando a necessidade da vigilância, manejo clínico oportuno e as medidas de prevenção.

Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú também alerta sobre cuidados com a nova cepa da Influenza

Com a circulação da nova cepa da Influenza, a H3N2, em alguns estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú alerta sobre a necessidade dos cuidados básicos, pois a gripe é transmitida entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Segundo Balneário Camboriú, até esta quinta-feira (16) nenhum caso de contaminação pelo vírus havia sido registrado no município.

O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dores nas articulações e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquido para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Sintomáticos devem procurar atendimento médico no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios).

A última vacina anual contra a Influenza previne a forma grave da doença, evitando a internação. Porém, quem estiver vacinado contra o vírus não está imune a contaminação. Por isso, é importante o uso de máscara, higiene constante das mãos e cobrir a boca ao tossir.

A vacina contra a gripe está disponível nas Salas de Vacinas das oito Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.