Completando 85 anos, Hospital São José de Criciúma divulga construção de nova ala
Serão instalados neste novo prédio, 90 leitos de internação 20 leitos de UTI para convênios e particulares
• Atualizado
No dia em que completa 85 anos, a história do Hospital São José (HSJosé) de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, ganha mais um capítulo: a construção de uma nova ala, que começa a ser erguida nas próximas semanas.
Segundo a assessoria do hospital, o bloco irá contemplar uma nova fase e uma estrutura com mais de 17.238m² para o HSJosé e consequentemente claro, para atendimento aos pacientes. Serão instalados neste novo prédio, 90 leitos de internação, 20 leitos de UTI para convênios e particulares, um novo centro de diagnóstico por imagem, bem como todo serviço de oncologia fará parte da configuração do novo prédio que também fará conexão com o Santa Vita Saúde Center.
Leia também: Paciente de 85 anos internada no Hospital São José recebe visita especial da sua gatinha
Celebração: 85 anos cuidando de vidas
O hospital teve inicio em 1932; quando o atendimento em saúde na cidade era realizado em um pequeno prédio localizado em um terreno na Avenida Centenário, onde atualmente está instalada uma unidade bancária. Neste local, começou a ser realizado os primeiros atendimentos de saúde do município.
O prédio arrendado prestava atendimento aos doentes que por lá chegavam. Após alguns anos de atuação no local, definiu-se que seria necessário construir uma nova estrutura. Criou-se então uma comissão administrativa para tratar do assunto. Neste mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca, fez uma venda simbólica de um terreno, às Irmãs Escolares de Nossa Senhora.
As religiosas, que chegaram ao Brasil com a missão de ensinar, foram convidadas pelo então prefeito Elias Angeloni, para cuidar dos doentes nesta cidade.
Leia também: Cultivo de plantas traz ainda mais vida ao Hospital São José de Criciúma
Após algumas conversas com as religiosas, definiu-se então que um prédio fosse erguido. O local onde está instalada a atual sede do Hospital São José, foi projetado para 20 quartos; 15 destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía. Havia ainda na sede de saúde, uma sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros pequenos ambientes.
Foram dois anos de construção, a obra então finalmente pode ser inaugurada. No dia oito de novembro de 1936, Criciúma já possuía um hospital.
Neste ano então, iniciava oficialmente o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma que se dedicaram e se dedicam até hoje para levar qualidade no atendimento em saúde para a população de Criciúma e de toda região.
“Nesses 85 anos, não podemos lembrar do São José, apenas como um hospital, mas sim como um lar; onde todos que lá se encontram são acolhidos e tratados com muito amor e carinho”, pontua o diretor técnico e médico infectologista Raphael Elias Farias.
Atualmente, cerca de 1700 profissionais atuam diariamente na Instituição Filantrópica , 350 médicos fazem parte do corpo clínico e cerca de 50 médicos residentes, atuam nos programas de especializações da entidade que nesta segunda-feira (08) está entre os cinco maiores hospitais do Estado em número de atendimentos.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO