Bem-Viver Compartilhar
Dengue

Chapecó identifica 20 focos do mosquito Aedes aegypti na última semana

O município do Oeste apresenta ainda 25 casos positivos da doença, sendo que 113 foram testados, 85 deram negativo e três estão aguardando resultado.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Rodrigo Nunes / Ministério da Saúde
Foto: Rodrigo Nunes / Ministério da Saúde

O município de Chapecó iniciou nesta segunda-feira (5) a divulgação de um boletim da Dengue, que será semanal. Nesta primeira semana de registro, foram 20 focos de mosquito Aedes aegypti, totalizando 943 no ano. O município do Oeste apresenta ainda 25 casos positivos da doença, sendo que 113 foram testados, 85 deram negativo e três estão aguardando resultado.

Boletim Dengue Chapecó
Foto: Divulgação

Dengue em Santa Catarina

No período de 3 de janeiro a 27 de março de 2021, foram identificados 24.337 focos do mosquito Aedes aegypti em 199 municípios do Estado, segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). Comparando ao mesmo período de 2020, quando foram identificados 13.341 focos em 171 municípios, observa-se um aumento de 82% no número de focos detectados.

No mesmo período, foram notificados 3.705 casos de dengue no Estado. Desses, 742 (20%) foram confirmados (702 pelo critério laboratorial e 40 pelo critério clínico epidemiológico), 28 (1%) inconclusivos (classificação utilizada no SINAN para os casos que, após 60 dias da data de notificação, ainda não tiveram sua investigação encerrada), 1.648 (44%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 1.287 (35%) estão sob investigação pelos municípios.

Do total de casos confirmados até o momento, 687 são autóctones (transmissão dentro do estado), 13 casos são importados (transmissão fora do estado), 28 casos estão em investigação de LPI e 14 são indeterminados, pois não foi possível definir o LPI.

O que é dengue?

Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas mais leves (oligossintomáticas) até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Todos os quatro sorotipos do vírus da dengue circulantes no mundo (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) causam os mesmos sintomas, não sendo possível distingui-los somente pelo quadro clínico. O termo “dengue hemorrágica” deixou de ser empregado em 2014, quando o Brasil passou a utilizar a nova classificação da doença, que leva em consideração que a dengue é uma doença única, dinâmica e sistêmica. Para efeitos clínicos e epidemiológicos, considera-se a seguinte classificação: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Sinais e sintomas

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40° C) de início abrupto, que tem duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Com a diminuição da febre, entre o 3º e o 7º dia do início da doença, grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente, com melhora do estado geral e retorno do apetite. No entanto, alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença, caracterizada pelo aparecimento de sinais de alarme, que podem indicar o deterioramento clínico do paciente.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.