Brasil receberá vacina contra variante H3N2 em março
Casos de gripe avançam. Brasil também registra infecção simultânea com o vírus da covid
• Atualizado
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou, na quarta-feira (5), que as vacinas para a nova cepa do vírus Influenza, H3N2, deverão chegar ao Brasil em março. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, responsável por incluir as crianças no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra covid-19.
“Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS [Organização Mundial da Saúde] indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida”, disse o ministro. Segundo ele, a pasta está acompanhando os casos para avaliar o impacto da doença no país, bem como a infecção simultânea pela cepa e pelo vírus da covid-19.
No começo desta semana, o Instituto Butantan anunciou que já iniciou a produção para uma nova vacina contra a Influenza. Ela será trivalente e deve combater os vírus H1N1, H3N2, e a cepa B.
Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra Covid
O Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira (05), a inclusão de crianças no cronograma de vacinação contra a Covid-19. A expectativa é distribuir as doses ao grupo de 5 a 11 anos assim que elas forem entregues ao Brasil. O primeiro lote, com 1,2 milhão de vacinas, está previsto para chegar no país em 13 de janeiro. A faixa etária abrange 20 milhões de crianças.
Um dos principais pontos levantados pela Saúde sobre a imunização infantil ficou de fora dos critérios do ministério: a obrigatoriedade de recomendação médica para aplicação da vacina. O pedido não será necessário. Apenas o acompanhamento de pais, ou responsáveis, e a assinatura de um termo de consentimento se as crianças forem levadas por terceiros.
>>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO