Atividades físicas com máscara: como ter segurança e reduzir o desconforto
Já que não dá para deixar nem a máscara e nem o exercício de lado, o melhor é se adaptar.
• Atualizado
A pandemia nos fez adquirir novos hábitos, dentre eles, o uso da máscara de proteção facial, a qual teve que se tornar a nossa companheira inseparável. No entanto, para quem pratica atividades físicas, já deve ter percebido que a máscara dificulta um pouco a respiração durante os exercícios mais intensos.
Já que não dá para deixar nenhum dos dois de lado, o ideal é se adaptar e melhorar o uso dela. De acordo com o professor Fabiano Braun, mestre em ciências do movimento humano, diretor técnico da Floripa Runnes e especialista em Trail Runners, se a atividade aeróbia for individual e, preferencialmente ao ar livre, de média intensidade a forte intensidade, o ideal seria não usar a máscara. Principalmente, durante os dias de alta temperatura, pois a máscara fica úmida e perde a efetividade. “Essas atividades devem ser feitas de forma isolada, ou seja, desde que esteja sozinho”, relembrou Braun.
No entanto, se não existe a possibilidade de realizar um treinamento individual, confira algumas dicas para se proteger com mais conforto:
- Troque a máscara sempre que estiver úmida: Devido ao suor e a respiração pesada, a máscara costuma ficar molhada com facilidade durante os exercícios físicos. Para continuar protegido, a recomendação médica é que seja realizada uma troca de máscara a cada 30 minutos, pelo menos.
- Teste variados tipos de máscaras: Existe uma variedade de marcas de máscaras de proteção facial no mercado. Descartável ou de pano, o importante é testar para encontrar o modelo ideal que melhor se adapte e segure no seu rosto.
- Lebre de não tocar no rosto durante a atividade: É comum tocar a boca, o nariz e os olhos durante o treino, por conta do suor. Porém, tente evitar! Essas são as “portas” de entrada do vírus.
Quer mais dicas de para praticar atividades durante a pandemia? Conheça e baixe o manual de orientações para os praticantes de atividades físicas ao ar livre:
A Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC-SC) lançou no mês de janeiro um “Manual de Orientações para os praticantes de atividades Físicas ao Ar Livre“. O manual foi criado para orientar profissionais da Educação Física e praticantes de atividades físicas sobre como se proteger durante caminhadas, corridas e atividades de ciclismo.
>>Baixe o Manual de Orientações para os praticantes de atividades Físicas ao Ar Livre
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO