Bem-Viver Compartilhar
Faça o teste

As 5 linguagens do amor: conheça quais são e descubra a sua

Há cinco maneiras de expressar e experimentar o amor com o parceiro; confira quais são

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Você conhece as cinco linguagens do amor? Pessoas expressam suas emoções de formas diferentes e percebem os sentimentos de outras pessoas também de maneira distintas. Em 1992, a partir de análises feitas com casais, o conselheiro amoroso Gary Chapman escreveu o livro de psicologia “As 5 linguagens do amor”.

Na publicação, Chapman demonstra as cinco maneiras de expressar e experimentar o amor com o parceiro. Para o autor, cada pessoa tem a sua linguagem e se sente amado ou não a partir da comunicação do amor do companheiro na linguagem correta. Segundo Gary Chapman, as cinco linguagens de amor são: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Presentes, Atos de Serviço e Toque Físico.

Conheça as 5 linguagens do amor:

Palavras de afirmação: é o amor verbalizado em frases, elogios, incentivos. Pode ser falado ou escrito. Pessoas que tem como linguagem do amor as palavras de afirmação se sentem mais seguros e valorizados ao ouvirem sobre o sentimento do outro por elas. Além disso, gostam de ser encorajadas.

Tempo de qualidade: pessoas com essa linguagem do amor gostam de receber atenção do seu parceiro ou amigo. A linguagem está ligada ao ato de reservar um tempo para sair e estar com quem se ama e estar focado no momento, sem distrações de celular ou outros afazeres.

Presentes: quem tem como principal linguagem do amor o ato de receber presentes se sente amado pelo ato que envolve ser presenteado. A pessoa valoriza o processo de escolha e o significado especial da lembrança e não necessariamente o valor monetário.

Atos de serviço: pessoas com essa linguagem do amor se sentem valorizadas quando recebem auxílio em ações, serviços sem um pedido, sejam para ações domésticas, pessoais ou profissionais. A pessoa sente o amor a partir de gestos atenciosos feitos pelo companheiro.

Toque físico: carinhos, beijos e abraços sem a necessidade de pedir fazem parte dessa linguagem do amor. Pessoas que tem essa linguagem do amor, precisam do contato corporal para se sentir amadas e valorizadas.

Descubra qual sua linguagem do amor:

Faça o teste clicando neste link.

Em seu livro, o conselheiro amoroso destaca que é mais importante conhecer a linguagem do amor dos nossos companheiros do que a nossa, uma vez que podemos estar demonstrando o nosso amor com a linguagem que gostamos, mas nosso companheiro pode ter outra linguagem e não estar se sentindo amado.

Por exemplo, um homem com a linguagem presente começa a namorar uma mulher cuja linguagem é toque físico e passa a presenteá-la sempre que encontra uma oportunidade. Demonstrando o amor da forma que gosta de receber, o namorado pode achar que está comunicando o seu amor para a mulher, entretanto, não se atenta a abraçá-la, beijá-la e demonstrar carinho com toques físicos. Com o passar do tempo, a mulher pode pensar que não é amada devido à falta de contato físico entre os dois.

Neste caso, o homem ama a sua namorada, mas ao demonstrar esse amor com presentes está comunicando de maneira errada seu sentimento. Para não cometer o mesmo erro em seu relacionamento, é possível identificar sua linguagem do amor e desta forma comunicá-la ao seu parceiro.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.