Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Arquitetura Compartilhar
Cinthia Massa

Moodboard: entenda porque é essencial na arquitetura

O moodboard na arquitetura reúne referências e inspirações, de cores, estilos, entre outros

• Atualizado

Por

Imagem: Projeto Autoral – Studio Praia
Imagem: Projeto Autoral – Studio Praia

Todo processo criativo de um projeto de arquitetura passa por diversas etapas. A primeira delas é o Briefing, é a reunião inicial entre profissional e cliente, onde são apontas todas as expectativas e desejos sobre o projeto que será criado, além de gostos particulares, necessidades a serem atendidas, e também, qual caminho não deve ser seguido. O moodboard é o passo seguinte a etapa de briefing. 

Para aqueles que nunca ouviram falar, o moodboard é um painel onde são reunidas todas as informações que traduzem a personalidade de um projeto, seja este de arquitetura, design, moda, ou em outras áreas onde é utilizado. 

O moodboard na arquitetura reúne referências e inspirações, de cores, estilos, revestimentos e móveis, de acordo com o que foi definido no briefing. Com ele é possível resumir ao cliente qual caminho será seguido, e a partir disso, com a sua aprovação e entendimento da proposta apresentada, o projeto pode ser desenvolvido, garantindo maior exatidão e excelência no que será entregue no final.

Para o moodboard desse projeto foram definidas as texturas, a paleta de cores, as necessidades e gostos dos clientes para o espaço. Com isso, foi proposto um ambiente despojado, onde é possível receber os amigos para um vinho, assistir um bom filme e também ter momentos para leitura. 

Assim, trouxemos a vegetação que proporciona o frescor da natureza ao ambiente, mesmo em meio a cidade. O azul, cor favorita do cliente, mas também sendo uma cor calma e relaxante. Além dos tecidos e outros revestimentos propostos, que foram definidos de acordo com a localização do projeto, pensando sempre em criar um ambiente aconchegante e com muita personalidade. 

Por fim, a etapa do moodboard acaba sendo uma das mais importantes. É a partir dela que o cliente se conecta com o projeto. A arquitetura antes abstrata e intangível, passa a ser real e possível.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.