Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Arquitetura Compartilhar
Cinthia Massa

Dicas de passeios de arquitetura no Rio de Janeiro

Veja quais passeios você pode fazer, além dos cartões postais da cidade

• Atualizado

Por

Igreja da Candelária/
Imagem: Arquivo Pessoal
Igreja da Candelária/ Imagem: Arquivo Pessoal

Como bem já se sabe, a arquitetura pode nos levar a épocas diferentes e despertar sensações. O Rio de Janeiro passou a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por sua paisagem e o Cristo Redentor faz parte das Sete Maravilhas do Mundo, tornando-se uma cidade popular diante do mundo.

Aqui no escritório estamos em contato direto com o Rio de Janeiro, veja quais passeios você pode fazer, além dos cartões postais da cidade.

CCBB – Rio de Janeiro  

O Banco do Brasil vem investindo em cultura há um tempo e através dele o prédio centenário que abriga várias exposições itinerantes foi revitalizado para valorizar a arte e cultura do país.

Esse ano uma exposição ficou muito conhecida, ” A Tensão” do argentino Leandro Erlich, a piscina que não molha, e ficou tão popular que os ingressos estavam esgotados. O ingresso é gratuito mas tem que reservar pelo site, lá tem livraria e um café para ficar apreciando no vão central a claraboia com vitral.

CCBB/Imagem: Arquivo Pessoal

Real Gabinete Português de Literatura

Esse lugar é especial, não tem como entrar e não ficar impressionada pela arquitetura e os detalhes conservados até hoje. É uma arquitetura neomanuelino que representa a forte influência portuguesa, inaugurada em 1887.

Tudo chama a atenção nesse lugar, os livros perfeitamente encaixados, a clarabóia no centro do salão e os corredores com seus adornos.

Dica: não vai no verão, por não ter um sistema de ventilação por causa do acervo, o lugar se torna muito quente.

Igreja da Candelária

Não é surpresa para ninguém que as igrejas representam importância na história de qualquer cidade e através dela que os centros foram formados. O centro do Rio tem muita história e a cada caminhada o seu olhar vai notando as marcas do tempo em cada arquitetura.

A igreja é um estilo neoclássico e ainda recebe missa, mas o acesso para turista é restrito e não pode fotografar muito tendo um segurança na porta. O teto com seus desenhos simplesmente encanta. 

Esses passeios são pontuais em mostrar como a arquitetura pode fazer você voltar no tempo, mas existem inúmeros outros, como museus, palacetes, parques, entre outros.

A cidade é rica em esbanjar suas belezas naturais e além de seus pontos turísticos mais conhecidos Cristo Redentor e Pão de Açúcar, esquecemos o quanto de arquitetura tem nela, afinal é uma cidade de 457 anos.

Uma das sócias do escritório reside e é a representante no Rio e é pelos olhos dela que eu trouxe essa matéria mais ilustrativa, de quem teve a vivência real dessa experiência.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.