Vídeo impressionante: muro desaba em casa de idoso acamado após fortes chuvas em Lages
A Defesa Civil registrou 10.6 milímetros de precipitação na cidade.
• Atualizado
Imagens impressionantes mostram o estado da residência de um casal de idosos após a forte chuva que atingiu Lages nesta quinta-feira (21), resultando no desabamento do muro lateral da propriedade. Embora a Defesa Civil tenha registrado apenas 10.6 milímetros de precipitação na cidade, a intensidade em um curto espaço de tempo foram suficientes para causar estragos.
Maria Aparecida Costa, 66 anos, moradora no local, relatou ao repórter Gabriel Senem, da Rádio Clube, que a água invadiu sua residência, derrubando parte do muro enquanto ela e seu marido, acamado, estavam dentro da casa. O imóvel fica localizado na Rua Benjamin Constant, no bairro Santa Helena.
“Foi um susto muito grande. Como estava só eu com meu marido acamado em casa, e meu filho estava trabalhando e foi o maior sufoco para eu atender ele e a água que estava invadindo dentro da casa”, disse a moradora.
Maria também contou que não possui recursos financeiros para cobrir os prejuízos causados pelos estragos. Em relação aos riscos de deslizamentos, ela lamentou não poder buscar abrigo devido à condição de saúde do marido.
“Estou desesperada porque não tenho condições. Com o marido doente, o dinheiro que a gente ganha das aposentadorias dá apenas para manter ele e a casa. É muito triste a gente trabalhar a vida inteira para comprar o terreninho da gente, a casa da gente, e acontecer isso”, finalizou Maria.
Mais de 90 pessoas foram afetadas por temporal em Lages, diz Defesa Civil
A forte chuva que caiu sobre Lages na noite de quarta-feira (21) causou transtornos e deixou milhares de lageanos sem energia elétrica. De acordo com boletim da Defesa Civil, 96 pessoas foram afetadas por enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de residências e muros.
Ainda segundo o reltório, seis bairros foram os mais atingidos pela chuva: Santa Helena, Copacabana, Araucária, Santa Catarina, Santa Clara e Potrópolis. Imagens impressionantes da situação mostram a força da água e os estragos causados.
Conforme dados divulgados pela Defesa Civil Estadual para cidade de Lages, o período de 16:54 a 22:54 (6 horas) do dia 21 de fevereiro teve acumulo máximo de chuva de 10,6 mm. A DC da cidade realizou 24 atendimentos.
Nenhuma pessoa precisou ser realocada em abrigos. No bairro Santa Helena, quatro residências tiveram interdições parciais devido a possibilidade de novos deslizamentos poderem atingir o imóvel. Enquanto que e as demais edificações tiveram algum ambiente com avaria.
Interdições por completo ocorreram duas no Santa Helena e uma no bairro Santa Catarina. Vários muros que não são de contenção acabaram desabando devido ação da enxurrada. No bairro Petrópolis ocorreu queda de um muro de contenção.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO