Vereador de Lages pode ficar impedido de se candidatar a cargos políticos até 2032
Denúncias estão baseadas na possível quebra de decoro parlamentar por parte do vereador
• Atualizado
O vereador de Lages, Jair Júnior (Podemos), poderá perder o mandato e ficar impedido de se candidatar a cargos políticos até 2032. Essas penalidades podem ser aplicadas caso as duas denúncias apresentadas pelo Partido Social Democrático (PSD) contra ele sejam aprovadas na Câmara Municipal de Vereadores.
Na segunda-feira passada (04), as denúncias, cujos detalhes ainda não foram divulgados, foram formalmente apresentadas na casa legislativa e estão fundamentadas na possível quebra de decoro parlamentar por parte do vereador. Isso ocorre quando um político não cumpre as normas de conduta relacionadas ao cargo que ocupa.
À reportagem do Portal SCC10, o presidente da Câmara, Aldori Freitas (MDB), afirmou que a análise inicial dos pedidos identificou a falta de um documento necessário. Ele também informou que o partido que apresentou as denúncias foi notificado oficialmente e que a casa legislativa aguarda a apresentação da documentação correta para dar continuidade ao processo e definir a data da votação.
Leia Mais
Vereador alega retaliação
O vereador Jair Júnior acredita que as denúncias são uma forma de retaliação devido às suas atividades parlamentares que o destacaram como a principal oposição à prefeitura. Ele também observa que essa retaliação pode estar relacionada à sua possível candidatura à prefeitura nas eleições municipais de 2024.
“Fui o relator da CPI que investigou as irregularidades na Semasa apontadas pelo Ministério Público e fui o autor dos dois pedidos de impeachment contra o prefeito de Lages. Por conta disso, há uma retaliação, já que sou a figura de oposição na política local”, diz. “Acredito que o objetivo maior não seja nem em relação à perda do meu mandato, mas sim, me tirar das eleições do ano que vem”.
Para as eleições municipais de 2024, estão sendo considerados como possíveis candidatos ao cargo de prefeito de Lages os seguintes nomes: Juliano Polese (PP), atual vice-prefeito; Jair Junior (Podemos), atual vereador; Carmen Zanotto (Cidadania), atual Secretária de Estado da Saúde; e Elizeu Mattos (MDB), ex-prefeito da cidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO