Cultura
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cultura Compartilhar
Pra exercitar a leitura

Terminal Urbano de Lages tem ponto de leitura para a comunidade

São aceitas doações de livros literários e em bom estado de conservação. O Ponto retorna após uma estabilização do cenário da pandemia

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Terminal Urbano de Lages tem ponto de leitura para a comunidade
Ponto de Leitura em Lages | Foto: Fabrício Furtado

Inaugurado em agosto de 2010, o Ponto de Leitura Rita de Cássia Proença é uma das extensões da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo, que também é um equipamento cultural pertencente à Fundação Cultural de Lages, e funciona com o objetivo de fomentar a leitura em espaços públicos. Além do Ponto de Leitura, a Biblioteca Pública também é responsável pelas bibliotecas do Museu Histórico Thiago de Castro e Pracinha da Cultura (Praça do CEU) no bairro Universitário, por meio da coordenação da bibliotecária Wemylinn Giovana Andrade.

O acervo do Ponto de Leitura é exclusivamente composto por obras literárias, feito essencialmente para “leituras de descanso”, onde usuários do transporte urbano, comerciários, estudantes e de modo especial os idosos, que possuem dificuldade de locomoção, podem usufruir do acervo, que conta com aproximadamente mil obras, tanto para a leitura dentro do espaço, quanto para empréstimo, por meio de ficha cadastral.

Para se cadastrar, é necessário possuir em mãos o RG, CPF, comprovante de residência e fornecer um número de telefone para contato. É permitido o empréstimo de até três livros por quinze dias, podendo ser renovados por igual período, conforme demanda de reserva de títulos ou ainda conforme a necessidade de prazo do próprio usuário, respeitando o limite máximo de sessenta dias.

Marelise Colussi Cordeiro, servidora responsável pelo atendimento do Ponto de Leitura, comenta que o Ponto retorna após uma estabilização do cenário da pandemia, reestruturado e com constante atualização de cadastros e acervo.

“Percebo que a maioria dos usuários buscam vir até nós para quebrar a rotina, sair daquela correria do dia-a-dia, e encontra, no aconchego do Ponto, obras com temas bastante atrativos, como autoajuda e ligados à espiritualidade por exemplo, que tiveram alta procura nos últimos meses”, destaca Marelise.

Neuciane de Oliveira, que já prestou atendimento no Ponto de Leitura e atualmente auxilia na catalogação e organização dos acervos das bibliotecas da FCL com a bibliotecária Wemylinn reforça a importância do local como parte da vida das pessoas que utilizam o transporte público.

“A gente sempre percebe nas pessoas que buscam livros no Ponto de Leitura não só o gosto pela leitura, mas o local é uma espécie complemento na vida de trabalhadores que consideram que livros são muito bons para o intelecto e o coração”, comenta.

São aceitas doações de livros literários e em bom estado de conservação. A intenção é receber estes livros e utilizá-los, em breve, na sessão “Pegue e Leve”, onde os usuários poderão doar livros e também retirá-los, adquirindo conhecimento e passando adiante, sem precisar devolver.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, o Ponto de Leitura é um bom exemplo de acessibilidade ao conhecimento.

“O público do Ponto de Leitura do Terminal Urbano é formado por pessoas que ajudam a tornar Lages cada vez melhor, e oportunizar que o local esteja aberto e disponível é uma obrigação pública”, diz.

É importante ressaltar que a estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h30 e recebe a população usuária do transporte urbano, interessada em dedicar um período do seu dia a exercitar a mente por meio da leitura.

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3019-7481, da Fundação Cultural de Lages.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais