Logo
Central El Niño Compartilhar
ATENDIMENTOS

Tempestade atinge Lages, afeta 107 pessoas e causa estragos

Defesa Civil registrou 25 ocorrências e distribuiu 552 m² de lonas

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Tempestade atinge Lages, afeta 107 pessoas e causa estragos | Foto: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação
Tempestade atinge Lages, afeta 107 pessoas e causa estragos | Foto: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação

Uma tempestade convectiva acompanhada de queda de granizo e rajadas de vento de até 59 km/h atingiu o município de Lages entre o final da tarde de segunda-feira, 21 de setembro, e a manhã de terça-feira (22). Segundo relatório oficial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o evento climático afetou cerca de 107 pessoas e gerou 25 chamados de emergência em 15 bairros.

Dados da Epagri/Ciram indicam o acúmulo de 49 milímetros de chuva nas 24 horas correspondentes ao evento. O nível da régua de monitoramento do rio na ponte da Avenida Belizário Ramos chegou a marcar 3,70 metros na madrugada de terça-feira.

Tempestade atinge Lages, afeta 107 pessoas e causa estragos; balanço dos danos e atendimentos

As rajadas de vento provocaram destelhamentos e estragos em estruturas urbanas e residenciais em diversos pontos do perímetro urbano. A Defesa Civil forneceu 552 metros quadrados de lona plástica para a cobertura emergencial dos imóveis atingidos.

A contagem oficial das ocorrências atestou:

  • Destelhamentos: 19 chamados em bairros como Vila Nova, Popular, Centenário, Caroba, São Cristóvão, Santa Helena, Santa Catarina, Área Industrial, Morro Grande, Santa Cândida, Guarujá, Bom Jesus e Santa Mônica;
  • Quedas de árvores: 3 registros nos bairros Santa Cândida (com fiação elétrica atingida e recolhida pela Celesc), Várzea e São Luiz;
  • Alagamento, avaria e queda de muro: 1 registro de alagamento na Rua João Gutemberg (São Miguel), 1 avaria em edificação no Morro Grande e 1 queda de muro no bairro Centenário.

Interdição cautelar no bairro Morro Grande

Na Rua João Lemos Machado, no bairro Morro Grande, os agentes técnicos realizaram a interdição preventiva de duas residências situadas na crista e na base de um talude. A casa localizada na parte superior apresentou inclinação em sua estrutura provocada pela força dos ventos.

Ao todo, 11 pessoas (sendo 7 crianças) moradoras dos dois imóveis foram orientadas a desocupar as estruturas até a realização de laudos definitivos de engenharia. As famílias optar por abrigar-se temporariamente em casas de parentes.

Monitoramento contínuo

As equipes da Defesa Civil de Lages seguem em regime de plantão 24 horas para o monitoramento dos rios e atendimento de novas demandas. A população pode solicitar apoio pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479, pelo emergencial 199 ou pelo celular (49) 99836-1702.

>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS