Cotidiano Compartilhar
Acolhimento

Serra de SC tem grupo de apoio para dependentes de álcool e familiares

Os primeiros encontros acontecerão nos dias 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

“Grupo de Apoio Recomeço”, esse foi o nome dado à iniciativa para auxiliar os dependentes de álcool e seus familiares em Anita Garibaldi, na Serra Catarinense. Desenvolvido pela Promotoria de Justiça da Comarca e a Secretária de Saúde, ajudar usuários de álcool a superar o vício, através do acolhimento e da troca de informações, é a proposta do grupo.

A campanha foi impulsionada pela constatação de que o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas em Anita Garibaldi é a principal causa de vários problemas sociais, como abusos sexuais, situações relacionadas a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, entre outros crimes. Os primeiros encontros acontecerão nos dias 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho, na Praça da Justiça, sempre com início às 19 horas.

“Percebemos que diversas demandas que chegam ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), como medidas protetivas de urgência por violência doméstica e familiar contra mulheres, abuso sexual contra menores e acolhimentos institucionais têm um pano de fundo, em regra, muito similar, e refletem o abuso de álcool, especialmente por parte dos homens”, explica a Promotora de Justiça Gabriela Arenhart.

Nesse contexto, observou-se a ausência de políticas públicas para acompanhar os usuários de álcool. Anita Garibaldi ainda não possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender esse público, e os serviços prestados no âmbito da unidade básica de saúde são insuficientes para minimizar o problema.

O objetivo do Grupo de Apoio Recomeço é ser um ponto de encontro para quem lida com o alcoolismo, incluindo usuários e familiares. “Nosso propósito é acolher, disseminar informações sobre o assunto e servir de amparo para essas pessoas, mostrando que é possível tratar o vício e viver melhor”, conclui a Promotora de Justiça.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.