Meio Ambiente Compartilhar
MOBILIZAÇÃO

Seminário reforça compromisso com a sustentabilidade e justiça socioambiental em Lages

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que resultou em compromissos concretos em prol da ecologia integral e da cidadania ambiental

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Seminário reforça compromisso com a sustentabilidade e justiça socioambiental em Lages | Foto: Adriana Palumbo/Divulgação
Seminário reforça compromisso com a sustentabilidade e justiça socioambiental em Lages | Foto: Adriana Palumbo/Divulgação

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Lages, foi palco do seminário “Do Lixo ao Cuidado: Cidadania, um Caminho para a Sustentabilidade”, reunindo mais de 100 participantes de diversos setores da sociedade no sábado (07). O evento consolidou um chamado à ecologia integral e à justiça socioambiental, reforçando o compromisso coletivo com o cuidado do bem comum.

Promovido pela Diocese de Lages, por meio das Pastorais Sociais, em parceria com a UNIPLAC e a Cáritas Diocesana através do Projeto Incluir, o seminário contou com a presença de autoridades religiosas, acadêmicas e políticas, entre elas o bispo diocesano Dom Guilherme Werlang, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, o presidente da Câmara Municipal Maurício Batalha, o reitor em exercício da UNIPLAC prof. Alexandre Venção, o presidente da Cáritas Diocesana professor Domingos Pereira Rodrigues e o presidente da CDL Célio Bueno.

Além dos líderes institucionais, o seminário teve a participação de representantes de pastorais sociais, lideranças comunitárias, professores, acadêmicos, profissionais da área ambiental e recicladores da região serrana.

Diálogo, experiências e espiritualidade ecológica

O evento foi fruto de um processo iniciado em dezembro de 2024 com os estudos da Campanha da Fraternidade sobre Ecologia Integral, seguido por um segundo seminário em fevereiro, focado na preparação para a COP-30. A programação incluiu cinco painéis temáticos que trataram de boas práticas comunitárias, marcos legais, geração de renda, políticas públicas e espiritualidade ecológica.

Entre os destaques estiveram relatos de sucesso na coleta seletiva e educação ambiental em municípios como Lajeado Grande e Ponte Alta, além da apresentação do trabalho do Projeto Incluir, que oferece assessoria aos recicladores por meio da Cáritas e da UNIPLAC. O fortalecimento da educação ambiental e das políticas públicas foi apontado como essencial para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos na região.

Compromissos assumidos

Ao final do seminário, foi firmada uma carta de compromissos concretos, com diretrizes voltadas à promoção da sustentabilidade com justiça social. Entre os principais pontos, destacam-se:

  • Ampliar a formação continuada sobre ecologia integral em comunidades, escolas, universidades e pastorais;
  • Fortalecer a coleta seletiva com mobilização popular e articulação com o poder público e cooperativas;
  • Valorizar o trabalho de catadores e recicladores, com inclusão em políticas públicas;
  • Estimular práticas sustentáveis, como compostagem, hortas ecológicas e reaproveitamento de resíduos orgânicos;
  • Incentivar o consumo consciente e a realização de eventos com práticas de “lixo zero”;
  • Implantar eco-pontos em espaços comunitários e eclesiais;
  • Integrar o tema ambiental à formação cristã, campanhas educativas e ações pastorais.

Fé e cidadania em ação

Inspirado nos princípios da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, o seminário reafirmou a urgência da conversão ecológica. O padre Roberto Moreira lembrou que “a Terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais num imenso depósito de lixo”, destacando que a fé deve caminhar junto com a responsabilidade ambiental.

A citação “Tudo está interligado, como se fôssemos um, tudo está interligado nesta casa comum” marcou o encerramento do encontro, que convocou os participantes a seguirem atuando em rede, unindo forças entre igrejas, universidades, poder público e sociedade civil.

O seminário “Do Lixo ao Cuidado” deixou uma mensagem sobre sustentabilidade e justiça socioambiental, compromissos inadiáveis que começam com pequenas ações e grandes articulações locais.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.