Rádio Clube entrevista os pré-candidatos à Prefeitura de Lages
A entrevistas serão transmititdas ao vivo e com imagens
• Atualizado
A Rádio Clube de Lages começa uma série de entrevistas com os oito pré-candidatos à Prefeitura de Lages a partir desta terça-feira (18). A votação nas urnas acontece no dia 6 de outubro, no caso de Lages tudo é definido no 1º turno das eleições.
Conforme a lista de partidos políticos com representação na cidade, que consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as siglas de Lages tem nove nomes que buscam comandar à Prefeitura de Lages, a partir de 2025.
O empresário do ramo da comunicação, Ricardo Cordova (NOVO). A advogada, Claudia Bratti (PT), o vereador, Jair Junior, e o Deputado Estadual, Lucas Neves pelo (PODEMOS). Neste caso a definição da direção rádio foi por um único nome. Então o entrevistado será Jair Junior, conforme definido pelo partido. O ex-procurador geral do estado, Lio Marin (UNIÃO BRASIL). A deputada Federal, Carmen Zanotto (CIDADANIA). O vice-prefeito, Juliano Polese (PP). O marceneiro Leandro Brugnago Borges (PCO). E o ex-prefeito de Lages, Elizeu Matos (MDB).
As entrevistas serão trasmitidas ao vivo e com imagens no programa Clube Comunidade a partir das 10h. Para assistir acesse o Facebook da Rádio Clube de Lages ou no YouTube pela Clube TV.
>>> SE INSCREVA NA CLUBE TV AQUI
CRONOGRAMA:
- Ricardo Córdova (NOVO) – dia 18 – terça-feira
- Claudia Bratti (PT) – dia 19 – quarta-feira
- Jair Junior (PODEMOS) dia 20 – quinta-feira
- Lio Marin (UNIÃO) – dia 21 – sexta-feira
- Carmen Zanotto (CIDADANIA) – dia 24 – segunda-feira
- Juliano Polese (PP) – 25 – terça-feira
- Leandro Brugnago Borges (PCO) – 26 – quarta-feira
- Elizeu Matos (MDB) – 27 – quinta-feira
Os pré-candidatos
Carmen Zanotto
Carmen Emília Bonfá Zanotto é enfermeira e política brasileira. Deputada federal reeleita, há alguns anos estava à frente da Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina. Graduou-se em enfermagem e obstetrícia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense. Especializou-se em administração hospitalar pela Faculdade São Camilo (SP); saúde pública pela Universidade de Ribeirão
Preto (SP); recursos humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2012 concluiu a formação em políticas para primeira infância na Universidade Harvard (EUA).
Carmen já foi vereadora de Lages, entretanto a partir de 2010 ganhou destaque na política de Santa Catarina quando conquistou a segunda suplência de sua coligação, para deputada federal. Assumiu o cargo na câmara na maior parte da legislatura, com breves interrupções. Na eleição de 2014, Carmen foi eleita deputada federal titularmente. Se reelegeu 2018 e 2022.
No intervalo em 2020 o governador Carlos Moisés (PSL) convidou a deputada a assumir a Secretaria da Saúde, mas recusou. No mesmo ano, Carmen disputou a Prefeitura de Lages e por 56 votos perdeu para o candidato Antonio Ceron (PSD), que se reelegeu.
Elizeu Mattos
É Economista por formação, iniciou a graduação na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), porém foi trabalhar em Brasília, por essa razão, finalizou o curso na Universidade de Brasília.
Lá, Elizeu Mattos iniciou carreira política.
Entre 1984 e 1994 foi assessor no Congresso Nacional e no Senado Federal. Voltou à Santa Catarina a pedido do então vice-governador José Augusto Hülse. Em 2000 concorreu a vice-prefeito de Lages na chapa de Décio Ribeiro, mas não se elegeu.
Três anos mais tarde foi convidado pelo governador Luiz Henrique da Silveira a assumir o cargo de secretário de Desenvolvimento Regional de Lages. Em 2007, assumiu o cargo de deputado estadual de Santa Catarina, após a saída de Edson Renato Dias. Em 2010 foi eleito deputado estadual de Santa Catarina.
Em 2012 se candidatou a prefeitura de Lages e foi eleito. No final de 2014 foi preso por suspeita de comandar esquema de corrupção envolvendo a Semasa, na chamada Operação Águas Limpas. Chegou a ser condenado a 31 anos e sete meses de prisão. O tempo passou, e o recurso do político pedindo a nulidade da sentença foi aceito pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), de forma que nada mais ficou devendo à justiça.
Aliás, em todo o processo, Elizeu Mattos, alegou completa inocência e desta forma, retorna a ser o principal nome do MDB para a disputa das eleições municipais.
Jair Junior
Jair da Costa Teixeira Junior atualmente no cargo de vereador de Lages. Jair Junior cumprindo seu segundo o mandato. Nascido em Lages, o pré-canditado tem 29 anos, é advogado e economista.
Pós-graduado em direito público e em MBA em gestão pública. Atua na área do Direito, no escritório de advocacia Menegotto e Jair Junior Advogados Associados. Vereador por dois mandatos, inclusive sendo eleito pela primeira vez em 2016 com 21 anos, se tornando o vereador mais jovem da história de Lages.
Juliano Polese
Juliano Polese Branco, é graduado em Administração pela UNIPLAC, Universidade do Planalto Catarinense (1996) e Mestrado Profissional em Administração pela mesma universidade. Já foi eleito Vereador de Lages e foi Secretário de Saúde de Lages – de 2008 a 2012, atuou também como professor da UNIPLAC, Universidade do Planalto Catarinense e do SENAI.
Juliano foi eleito vereador em Lages em 2012 pelo PP, e conseguiu1.464 votos. Depois concorreu e se elegeu no cargo de vice-prefeito, juntamente com Antônio Ceron na disputa a prefeito, em 2016 e depois em 2020.
Juliano já assumiu a prefeitura de Lages por diversas vezes, entre elas, quando prefeito foi afastado do cargo por uma decisão judicial.
Leandro Brugnago Borges
O marceneiro Leandro é o pré-candidato do PCO para a prefeitura de Lages. Nas eleições passada, em 2022, Leandro disputou pela primeira vez a um cargo público, com chapa pura disputou a eleição para governador de SC.
Agora retorna a politica colocando o nome com pré-candidato a prefeitura de Lages.
Lio Marin
Lio Marcos Marin nasceu em Anita Garibaldi. Formou-se em Direito na Universidade de Caxias do Sul em 1986 e obteve o grau de especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ingressou no Ministério Público de Santa Catarina no dia 11 de janeiro de 1990. Atuou nas Comarcas de Joaçaba, Lages, São Domingos, Dionísio Cerqueira e Porto União. Foi Procurador-Geral de Justiça de 2011 a 2015.
Neste período, Lio Marcos Marin foi nomeado por Raimundo Colombo, então governador do estado, como procurador-geral de Justiça. Marin foi o mais votado na eleição para o cargo e Colombo manteve a posição da Associação Catarinense do Ministério Público, que tem posição favorável à nomeação do candidato mais votado.
Em 2016, foi presidente do Comitê Estadual de Enfretamento às Drogas. Ainda integrou o Conselho Superior do MP por três vezes, de 2015 a 2021.
De 2021 até 2023, foi integrante do Conselho Consultivo de Defesa Institucional.
Ricardo Cordova
Ricardo Tadeu Cordova, tem 55 anos, nasceu em Bom Retiro, entretanto vive em Lages desde 1983. Graduado em Educação Física pela UNIPLAC, Universidade de Planalto Catarinense, tem pós-graduação em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Profissional na área da comunicação, Ricardo é radialista há 37 anos. Filho de Jair Tadeu Cordova e Ana Eli Cordova; Ricardo é casado com Suian Ramos de Carvalho e pai de dois filhos, o médico Daniel Cordova e a acadêmica de Jornalismo Manuela Cordova.
Claudia L. Bratti
Cláudio Bratti é advogada (OAB/SC 12.031) graduada em Direito (1996) e em Pedagogia (1987) pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Especialista em Direito e Processo do Trabalho (1999/UNIPLAC/UFSC) – Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento Sustentável do Centro Universitário – UNIFACVEST.
Especialista em Controle de Gestão Pública Municipal (2012 – UFSC); Especialista em Ciências Jurídicas pela Escola da Magistratura (2001 – ESMESC/UNIPLAC). Tem atuação profissional com ênfase em Direito Público, Administrativo e Controladoria de Gestão Pública. Exerceu os cargos de controladoria, procuradora e assessora jurídica de municípios.
Atuou por 22 anos na AMURES, chegou ao cargo de Secretária Executiva. Coordenou o Fórum Regional de Desenvolvimento Regional (FORDIS – 1999/2000). Conferencista nas audiências do Meio Ambiente e Estatuto das Cidades (Planos Diretores/PLHIS). Atualmente é assessora parlamentar da Deputada Federal Ana Paula Lima, membro voluntário do Conselho de Direitos Humanos do município e ativista dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 (ONU).
>>> Para mais notícias, siga o Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO