Logo
Rádio Clube Compartilhar
MEDIDA

Prefeitura de Lages inicia entrega de telhas a atingidos por granizo

Ação atende famílias de baixa renda cadastradas após temporal de agosto

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Prefeitura de Lages inicia entrega de telhas a atingidos por granizo | Fotos: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação
Prefeitura de Lages inicia entrega de telhas a atingidos por granizo | Fotos: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação

A Prefeitura de Lages, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), deu início ao trabalho de entrega de telhas de fibrocimento às famílias afetadas pelas tempestades de chuva e granizo registradas entre os dias 29 e 31 de agosto de 2026. A medida beneficia os moradores que receberam lona plástica durante o atendimento de emergência prestado nos dias do evento climático e realizaram o cadastro junto ao município.

Os materiais de construção foram adquiridos integralmente com recursos próprios do tesouro municipal.

Prefeitura de Lages inicia entrega de telhas a atingidos por granizo; avaliação técnica e socioeconômica

A distribuição do material segue um protocolo de triagem realizado por equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais e engenheiros civis da prefeitura, que visitam individualmente cada imóvel cadastrado.

Durante as vistorias nos bairros, os profissionais analisam os seguintes critérios:

  • Laudo de engenharia: O engenheiro civil dimensiona os estragos provocados nas coberturas exclusivamente pelo temporal de agosto e calcula a cota exata de telhas necessárias para a recomposição;
  • Critério socioeconômico: A assistente social verifica o enquadramento da família em situação de hipossuficiência financeira, com prioridade para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Após a validação técnica dos dois pareceres, a prefeitura efetua a entrega e a reposição das telhas de fibrocimento nos endereços vistoriados.

Acompanhamento e orientações oficiais

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, ressaltou o caráter assistencial e o fluxo contínuo de resposta aos atingidos:

“Sabemos que muitas famílias foram surpreendidas pela força da chuva e do granizo e tiveram suas casas danificadas. A Prefeitura está organizada para atender quem mais precisa. Primeiro foi feito o atendimento emergencial com as lonas e, agora, estamos avançando para uma etapa de avaliação técnica e social, para que as famílias que atendem aos critérios possam receber as telhas e recuperar a segurança de suas casas.”

O secretário executivo da Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), reforçou que apenas o cadastro prévio gera o atendimento nesta fase:

“É importante deixar claro que esta ação considera as famílias que foram atingidas pela chuva e pelo granizo dos dias 29, 30 e 31 de agosto e fizeram o cadastro para receber lona naquele período. Agora, nossas equipes estão indo até estas residências, juntamente com o engenheiro e a assistente social, para verificar os danos, avaliar a situação da família e definir a quantidade de telhas necessária para cada caso.”

A Defesa Civil solicita às famílias cadastradas durante o período do temporal que aguardem nas residências a chegada dos técnicos e fiscais para a conclusão das vistorias de campo.

>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS