Meio Ambiente Compartilhar
FLAGRANTES DE CRIMES AMBIENTAIS

Polícia Militar Ambiental registra três ocorrências de desmatamento ilegal na Serra

Corte de araucárias e uso de retroescavadeira em vegetação nativa mobilizaram as guarnições em Lages

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Polícia Militar Ambiental registra três ocorrências de desmatamento ilegal na Serra | Foto: PMA Lages
Polícia Militar Ambiental registra três ocorrências de desmatamento ilegal na Serra | Foto: PMA Lages

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA) atendeu neste sábado (25) três ocorrências de desmatamento ilegal em diferentes áreas rurais do município de Lages, na Serra Catarinense.

A primeira ocorrência aconteceu na localidade de Entrada do Campo, onde os policiais identificaram supressão de vegetação nativa em área de preservação permanente (APP) e em área fora de APP, realizada com o uso de retroescavadeira hidráulica. A guarnição realizou levantamentos preliminares, registro fotográfico detalhado e um sobrevoo com drone para complementar a documentação da ação. O proprietário da área e a empresa responsável pela terraplanagem serão responsabilizados nas esferas administrativa e criminal, conforme a legislação ambiental.

Na localidade de Rancho de Tábuas, a PM Ambiental flagrou outra ocorrência de desmatamento com retroescavadeira, onde também houve supressão de vegetação nativa. Como nas demais ações, a área foi documentada com fotos e sobrevoo com drone e o responsável será responsabilizado legalmente.

Ainda em Rancho de Tábuas, uma terceira ocorrência registrou o corte ilegal de 25 toras de Pinheiro-Brasileiro (Araucaria angustifolia), totalizando cerca de 20,73 metros cúbicos de madeira. A madeira foi apreendida e o proprietário responderá criminal e administrativamente. A PM Ambiental reforçou que o Pinheiro-Brasileiro é espécie ameaçada de extinção e protegida por lei, sendo proibido qualquer corte sem autorização dos órgãos ambientais competentes.

A Polícia Militar Ambiental destacou o compromisso com a proteção dos recursos naturais e orientou que qualquer intervenção em vegetação nativa deve ser autorizada previamente pelos órgãos ambientais competentes.

A corporação também lembrou que denúncias de desmatamento ou crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais da PM Ambiental ou pelo 190 contribuindo para a preservação do meio ambiente e da flora nativa de Santa Catarina.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.