Polícia Militar Ambiental flagra corte ilegal de árvores em Urubici
Os responsáveis por essa ação serão identificados
• Atualizado
A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina flagrou no último sábado, dia 19, um corte ilegal de árvores na área rural de Urubici, na localidade de Baianos. As árvores, que são da nossa floresta nativa, foram derrubadas com uma motosserra sem a permissão necessária dos órgãos responsáveis.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram o crime ambiental e começaram a buscar informações para localizar os responsáveis. No entanto, não havia ninguém na hora da fiscalização. A polícia vai continuar investigando para encontrar e responsabilizar os autores pelo dano ambiental.
Como as árvores derrubadas estavam jogadas umas por cima das outras, não foi possível contar exatamente quantas foram cortadas.
Os responsáveis por essa ação serão identificados e terão que responder na justiça, tanto com multas quanto com processos criminais, como previsto na lei.
Leia também
Comunidade se mobiliza por nova ponte no Rio Canoas: mais segurança e agilidade para Ponte Alta e Correia Pinto
Cerca de 300 pessoas se reuniram no último sábado (19), às margens do Rio Canoas, que liga Ponte Alta a Correia Pinto, em uma importante mobilização pela construção de uma nova ponte. O objetivo é garantir segurança e mais agilidade no transporte de pessoas, veículos, máquinas agrícolas e no escoamento da produção entre os dois municípios, além de facilitar o acesso à BR-116.
O encontro superou as expectativas dos organizadores, com a rápida distribuição das 300 camisetas preparadas para o evento. Políticos de diversas esferas marcaram presença ou enviaram representantes.
Presenças na mobilização
Alguns representantes políticos marcaram presença ou enviaram seus assessores. Entre os deputados federais, havia representantes de Zé Trovão, Pedro Uczai, Ana Paula Lima e Geovania de Sá. Já entre os deputados estaduais, a deputada Paulinha, esteve lá pessoalmente, enquanto os deputados Gerri Consoli, Jorge Goetten e Sérgio Guimarães mandaram seus assessores. O deputado Mário Motta também enviou um representante.
Os prefeitos de ambos os municípios, Edson Julio Wolinger de Ponte Alta e Lucia Ortiz de Correia Pinto, compareceram pessoalmente, assim como todos os vereadores das duas cidades.
Próximos passos
O coordenador do movimento e produtor rural, Alexandre Ferreira, destacou que a deputada Paulinha (PODE) se comprometeu a levar o pleito ao governador, com quem teria um encontro no domingo. A parlamentar prometeu destinar um milhão de reais em emendas e lutar junto ao governo do estado para que o projeto da ponte saia do papel.
Já a Deputada Geovania de Sá (PSDB), garantiu uma emenda de R$ 500.000 para a obra.
Atualmente, a travessia do Rio Canoas é feita por meio de uma balsa, que frequentemente apresenta problemas, como inconsistências e manutenções constantes, além de interdições pela Marinha do Brasil. A nova ponte, que terá cerca de 80 metros de extensão, é vista como uma solução fundamental para os desafios de logística e segurança da região.
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO