Mais de 400 motoristas são multados por não usar cinto em SC; veja cidade
Descumprimento da regra representa mais de 1/3 das autuações aplicadas no município ao longo do mês
• Atualizado

A negligência no uso do cinto de segurança liderou o ranking de infrações de trânsito em Lages durante o mês de julho. Conforme relatório do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), com base em dados da Diretoria de Trânsito (DIRETRAN) e da Polícia Militar, das 1.178 multas aplicadas na cidade ao longo dos 31 dias, 406 foram por motoristas ou passageiros que deixaram de usar o item obrigatório de segurança — o equivalente a 34,47% do total.
Com uma média de 38 autuações por dia, os dados reforçam a necessidade de mais conscientização no trânsito lageano. A falta do cinto de segurança, tanto por condutores quanto passageiros, representa um risco elevado em caso de acidentes e é uma infração considerada grave, com aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
A segunda infração mais registrada foi transitar com o veículo sem o licenciamento em dia, com 122 multas aplicadas (10,36%). Em seguida, aparece o uso do telefone celular ao volante, que gerou 118 autuações (10,02%).
Outras infrações recorrentes incluem:
- Não identificação do infrator por pessoa jurídica: 97 multas. A infração ocorre quando empresas não informam quem conduzia o veículo no momento de outra infração.
- Conduzir veículo sem possuir habilitação: 94 registros.
- Estacionar em desacordo com a regulamentação de carga e descarga: 88 multas.
- Veículo com vidros cobertos com películas fora do padrão ou pintura irregular: 88 autuações.
- Motorista deixar o passageiro sem usar o cinto de segurança: 61 multas.
- Permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo: 53 casos.
- Conduzir veículo com o escapamento ou silenciador defeituoso, causando barulho excessivo: 51 registros.
O levantamento aponta para comportamentos recorrentes que colocam em risco a segurança no trânsito urbano. Autoridades reforçam que o uso do cinto é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e que outras infrações, como o uso do celular ao volante aumentam consideravelmente o risco de acidentes.
***Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo da Rádio Clube de Lages
>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO